Sistema B - Embaixador faz parte do Movimento de Pessoas que utiliza os negócios como força de transformação positiva

O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab e foi fundada no Brasil em 2013. O objetivo do Movimento Empresas B é apoiar e certificar empresas que estejam focadas em operar sob os mais altos padrões socioambientais e de transparência. O sucesso empresarial passa a ser medido pelo bem estar da sociedade e do planeta e não apenas pelo êxito econômico.

O Movimento busca fortalecer uma comunidade de líderes empresariais que medem o impacto socioambiental do seu negócio em cinco dimensões: governança, modelo de negócio, impacto ambiental, relações com a comunidade e relação com os colaboradores.

O processo de certificação é realizado virtualmente, com uma equipe que fica nos Estados Unidos. A empresa que obtém a pontuação ganha um selo válido por dois anos, assina um termo de compromisso e altera seu estatuto para reforçar o compromisso em considerar os impactos socioambientais de suas operações antes de tomar decisões estratégicas. Já estão certificadas mais de 2 mil empresas B em mais de 50 países.

O Pedro Augusto é Embaixador Choice e atua na equipe do Sistema B Brasil acompanhando empresas que querem ‘ser B’: “Isso envolve alinhar com a empresa o propósito da certificação, tirar dúvidas enquanto ela preenche o questionário online e gerir o pipeline de empresas potenciais ou interessadas, para que possamos ingressar em novas indústrias e engajar outras empresas que são referência”.

Ele estuda administração de empresas na USP e com o Sistema B está se desenvolvendo nas áreas de gestão, financeiro e também com habilidades menos técnicas, como motivação de pessoas. Sobre sua maior motivação em realizar este trabalho, Pedro responde:

Pedro Augusto
“O impacto que ele gera para o ‘mainstream’ do mundo corporativo. Vários empresários ficam entusiasmados com a ferramenta de avaliação do impacto socioambiental para a empresa deles. A minha maior motivação é essa consciência que você leva para diferentes empresas, onde elas entendem que precisam ser as melhores PARA o mundo, e não DO mundo”.

Numa escala de 0 a 200 pontos, obtém a certificação quem somar no mínimo 80 pontos. Qualquer empresa pode participar. O custo varia de acordo com o faturamento. O questionário está disponível no site www.sistemab.org.

___

Os Embaixadores Choice formam a maior rede de lideranças jovens engajadas em causas de impacto social do país. Já são mais de 800 em todo o Brasil!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Choice’s story.