Limites: Eles Podem Mudar Sua vida

Leonardo M.
Compersão
Published in
3 min readApr 6, 2021

Implementar limites e honrá-los sem dúvida mudará sua vida.

Às vezes tentamos de qualquer forma agradar os outros. Sentimos uma necessidade muito forte de sermos amades, queremos ser tudo para todss e ser a pessoa “confiável” de todos. Isso nos leva a acreditar que nosso próprio valor está fortemente ligado a agradar aos outros

Quando negligenciamos as próprias necessidades pra ajudar alguém, pra fazer o que alguém pede ou dedicamos um esforço emocional excessivo a alguém, ficamos com a impressão de que somos especiais e importantes. Alguém pede ajuda ajuda e pensamos: “devo ser uma boa pessoa já que me escolheram para auxiliar-los”

O problema é que investimos tanta energia pra estarmos lá pras outras pessoas que no final do dia quando estamos sozinhos, ficamos esgotades, mentalmente drenades e sem relacionamento algum conosco, não sobra nada de auto-cuidado

Você não tem limites? Nunca diz não pras pessoas?. Nunca coloca suas necessidades em primeiro lugar?. Faz de tudo pra que os outros sintam-se confortáveis e se desculpa o tempo todo? Então, continue lendo!

O que são Limites?

Limites representam delimitações físicas e emocionais que traçamos ao nosso redor e não queremos que outras pessoas cruzem. Eles ajudam a definir nosso senso de identidade, separando nossas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos de outras pessoas.

Sentar com alguém e dizer que você tem um novo limite e que espera que ele seja respeitado pode às vezes parecer um ataque. Isso é comumente entendido como limitar o relacionamento. Ou que a gente está sendo “difícil” ou “muito sensível”.

Se você é permissive com alguém em relação a alguma coisa, e de repente, você comunicasse que não quer mais fazer algo, isso pode trazer alguns sentimentos de rejeição. É por isso que é importante ser direto com seus limites e comunicá-los com clareza. Diga do que você precisa, por que precisa e que efeito isso poderia ter no seu relacionamento se esse limite fosse ultrapassado. Espere resistência, mas não deixe que isso lhe detenha. As únicas pessoas que ficam chateadas por você não ter limites são aqueles que se beneficiam por você não ter limites. Alguém que valorizou seus sentimentos e se preocupou com seu bem-estar respeitaria que isso é o que você precisa para ter um relacionamento saudável com elus.

Por outro lado, se pedir a alguém que respeite suas necessidades causar tensão no relacionamento, então esse relacionamento não está beneficiando você em primeiro lugar. Quando você começar a estabelecer limites, perceberá o quanto as pessoas se aproveitam de você.

Nunca sinta culpa por dizer não ou por se amar o suficiente pra não aceitar mais certos tipos de coisas.

Você se desrespeita toda vez que diz sim quando na verdade quer dizer não, ou quando cede a algo que não quer fazer, ou quando compromete seu próprio conforto para agradar aos outros. Se as pessoas respondem mal aos seus limites, então é hora de mostrar a porta a essas pessoas. Elus não respeitam você ou suas necessidades. Não se deixe que te maltrarem só porque os ama. Se ame mais!

Texto traduzido e adaptado de Brook.org

--

--

Leonardo M.
Compersão

Não-monogâmico, focado no prazer dos momentos e das pequenas coisas (como a música) e também das grandes coisas, como as pessoas.