coleção chupa manga zine

stêvz
#chupamangazine
Published in
3 min readDec 5, 2020

O zine da Chupa Manga Records foi inaugurado em agosto de 2015, para falar sobre música de forma pessoal, anacrônica e não-linear, em uma já lendária edição com tiragem de 300 exemplares. Após o segundo número, publicado no ano seguinte, já havia ficado claro que não teríamos tantos leitores e leitoras assim. Por isso, do terceiro em diante, passei a imprimir tudo em casa, com menos páginas e tiragem mínima, de acordo com a demanda. Eventualmente, para registrar de forma definitiva a contestável e efêmera existência da publicação, inauguramos a Coleção Chupa Manga Zine, trazendo em 2018 as edições de número 3 a 10, com impressionantes 220 páginas e tiragem numerada de 100 exemplares. Dois anos depois, chega a hora de dar continuidade ao ambicioso projeto com o lançamento da segunda coletânea.

Coleção Chupa Manga Zine nº 11–18

O novo volume apresenta as edições de 11 a 18 (de novembro de 2018 a novembro de 2020, esta última inédita) do Chupa Manga Zine, em mais de 200 páginas de artigos, entrevistas, crônicas, quadrinhos, traduções, partituras, cifras, lançamentos e anúncios do selo mais introvertido do Brasil.

quarta-capa da publicação: contém uma edição inédita

Assim como da primeira vez, reproduzimos o material na íntegra e sem edições posteriores, mantendo inclusive — mesmo que dolorosamente — eventuais erros. Ao longo destes 8 números, tivemos a valiosa colaboração de algumas pessoas que ajudaram a deixar o material muito mais interessante. Para o editor, agora poderia ser o momento de uma merecida pausa, para repensar o papel (não o pólen soft, mas metaforicamente) de um título desse tipo nos dias de hoje, e focar em coisas mais importantes. Mas a verdade é que não consigo ficar sem fazer zines e livros por muito tempo, sem falar na música. Muito provavelmente, então, o Chupa Manga Zine deve continuar aparecendo por aí, em edições caseiras e sem alarde, até juntar caracteres e pixels o suficiente para preencher outra coletânea deste tipo, em tiragem numerada e que possa circular pelas maravilhosas feiras de publicação — se ainda existirem, quando a covid-19 for enfim superada — país afora.

Trata-se de uma brincadeira que surpreendentemente tem encontrado, enfim, algum público interessado por aí, já virou até tema de tese acadêmica, e me permite divagar sobre esse assunto tão fascinante quanto inesgotável que é a música. Embora os video-essays audiovisuais dos canais de youtube tenham vindo pra ficar, é possível que ainda haja espaço para uma publicação impressa — mesmo que de baixa tiragem, baixo orçamento e público de nicho como a nossa. Existe vida fora da internet, por mais que às vezes nos esqueçamos, e essa pandemia e essa quarentena certamente nos fizeram valorizá-la ainda mais — nada como perder alguma coisa para dar o devido valor a ela. Enquanto isso, divirta-se com a leitura.

Stêvz
São Paulo, novembro de 2020

A nova Coleção Chupa Manga Zine está em pré-venda (com desconto de 20%) até 13 de dezembro de 2020.

--

--