Corra!

…não era amor, era cilada.

O filme Corra! surgiu como uma das maiores surpresas da temporada nos Estados Unidos (chegou a conquistar incríveis 99% de aprovação no Rotten Tomatoes). É o primeiro filme escrito e dirigido pelo comediante Jordan Peele, que criou a trama inspirado em um texto de stand up do Eddie Murphy onde ele conta como foi conhecer os pais brancos de sua namorada.

Pai, adivinhe quem vem para jantar!

A história gira em torno de um casal interracial formado por Chris (Daniel Kaluuya) e Rose (Allison Williams). Ele é um jovem negro, ela uma garota branca de uma família tradicional. Os dois aproveitam um final de semana para viajar ele seja apresentado à família dela.

Acostumado com o estranhamento das pessoas, Chris pergunta para a namorada se ela avisou aos pais que ele é negro. Rose responde que isso não era necessário, pois seus pais não eram nada racistas e ainda completa dizendo que seu pai, se pudesse, votaria em Obama por uma terceira vez (uma versão da clássica frase “eu não sou racista, eu até tenho amigos negros”). Depois de conhecer os pais da namorada é que o “pesadelo” de Chris começa…

Terror, comédia e questões raciais

Cena deletada de Corra!, presente no trailer.

Apesar de ser um filme de terror, o filme conta com muitos alívios cômicos (afinal foi escrito e dirigido por um comediante baseada em um texto de stand up). Grande parte desses momentos, que apesar de bons não contribuem para a narrativa, são protagonizados por Lil Rel Howery, que vive um amigo de Chris que fica cuidando de seu dele enquanto ele entra na enrascada com os pais da namorada. O personagem de Howery serve ainda como um confidente, para quem Chris liga a medida que a situação na casa dos sogros vai ficando mais estranha.

Well done, John Peele.

O terror, gênero principal do filme, está presente quase como apenas suspense (não espere levar grandes sustos). Tudo isso acompanhado de uma questão racial de forma completamente inusitada, que acaba sendo o conceito principal do filme. Em sua estréia como diretor, John Peele conseguiu trazer um suspense de alta qualidade, que diverte e ainda consegue abordar o racismo.

Corra! estréia em 18 de maio de 2017. Veja o trailer: