Crítica | Alfa

Chupeta de Pipoca
Sep 6, 2018 · 2 min read

Premissa promete entreter, mas trama não prende o público

Por: Raphaella Torres


O início do relacionamento entre o ser humano e o cão é a principal premissa de Alfa, filme dirigido pelo norte-americano Albert Hughes. Porém, por mais que o argumento chame atenção, o longa pode não agradar pela narrativa clichê e direção preguiçosa.

Alfa envolve uma trama que se passa há 20 mil anos na região que seria hoje a atual Europa. Em resumo, o longa tem como protagonista Keda (Kodi Smit-McPhee), um jovem aspirante a chefe da tribo do pai, Tau (Jóhannes Haukur Jóhannesson). Durante uma caçada, Keda sofre um grave acidente e é dado como morto, a partir daí começa a aventura do personagem para tentar sobreviver enquanto busca encontrar o caminho de volta para a tribo ao lado do lobo no qual ele deu o nome de Alfa.

Mesmo que possa empolgar pelo objetivo primário de apresentar a história do cão com o Homem, desde o início o filme não consegue entregar uma história forte. E um dos principais fatores é a atuação. Todos os atores parecem um pouco distantes em cena. Não existe uma cooperação entre eles que faça com que o público se identifique ou mesmo que sinta uma ligação de um personagem com o outro.

Outro ponto fraco é o modo como a narrativa foi criada. Seguindo uma linearidade, o longa se firma em uma trajetória fácil, sem grandes surpresas ou inovações para o público. O que leva a pensar na falta de uma condução melhor por parte do diretor ou mesmo preguiça para entregar um produto mais envolvente.

As falas do roteiro também não ajudam a melhorar o filme. Buscando dramatizar a história, o longa pouco entrega de consistente e com a péssima atuação dos atores isso só se complica.

Portanto, por mais que busque ser um filme interessante e com intensa ação, Alfa pode não cativar devido a falta de metodologia para empolgar o público.

chupetadepipoca

A chupeta com o sabor preferido dos cinéfilos.

Chupeta de Pipoca

Written by

chupetadepipoca

A chupeta com o sabor preferido dos cinéfilos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade