Torre Negra

Chupeta de Pipoca
Aug 23, 2017 · 3 min read

Cumpre sua função de entretenimento, mas talvez decepcione fãs da saga de King

Por: Raphaella Torres

Confesso que não li os livros de Stephen King, mas levando em conta que a maioria dos filmes que se propõem adaptar um livro não conseguem transmitir a história como ela se apresenta escrita, posso presumir que alguns fãs da obra de King talvez fiquem um pouco decepcionados com o longa.

O filme promete muito em sua sinopse, mas se torna cansativo em alguns pontos. Primeiro, percebemos que o filme se divide em mundos paralelos. Essa ideia da física quântica de vários paralelos é interessante e vemos isso funcionar em bons filmes como A Origem (2010) e Interestelar (2014). Mas aqui não a dinâmica não foi bem elaborada. São, basicamente, três mundos: o do menino Jack Chambersc (Tom Taylor) que vive em nossa realidade normal; o do Pistoleiro (Idris Elba) e o do Homem de Preto (Matthew McConaughey).

No mundo de Jack encontramos a saga do herói. O menino mal compreendido que foge de casa e começa a buscar respostas para seus pesadelos, encontrando um portal que o leva até o Pistoleiro, personagem que irá salvá-lo. Como ele sabe o que é um portal ou entende disso não é explicado para a audiência. Já no mundo de Roland Deschain (o Pistoleiro) vivemos um Western, pois além da caracterização (roupas típicas do faroeste e o uso da pistola como modo de defesa) temos um personagem que de início procura vingança contra o Homem de Preto que matou seu pai, mas que no final salva a todos. E o terceiro mundo, de Walter Padick (o Homem de Preto) é uma mistura da fantasia com a ficção-científica. O que não fica agradável no filme, pois a mistura da fantasia rouba a graça científica do sci-fi.

Outro ponto negativo está na forma como o filme apresenta os personagens. Li a respeito do livro e sei que os personagens são bem mais trabalhados durante a obra (isso é uma obviedade), mas no filme isso não é bem aproveitado. Com cenas clichês e personagens fracos (como a mãe de Jack) e descartáveis (como o amigo do garoto) somos levados em um ritmo muito rápido pela história e quase que obrigados a gostar da criança, do Pistoleiro e a odiar o Homem de Preto. O que não acontece! Na verdade, somos apenas apresentados a eles.

Atuação dos Atores

Que Matthew McConaughey é um ótimo ator, isso já sabemos. O personagem dele é muito bom e, apesar de algumas cenas sem sentido só para retratar que sua personalidade é má, nos divertimos com ele nas cenas de alívio cômico. Edris Elba também faz um ótimo Pistoleiro, com toda a seriedade e virilidade de um cowboy do faroeste. E Tom Taylor, o menino Jack Chambers, peca em alguns aspectos relacionados à emoção do personagem. Mas devemos dar um desconto a ele, afinal ainda está no começo da carreira.

Torre Negra é um filme típico da saga do herói. Tem o começo que leva o personagem para o perigo, o período de tensão — em que luta contra inimigos paralelos e escapa da morte algumas vezes –, e o final redentor e que agrada a todos — com direito a música dramática e tudo. Ou seja, para quem quer apenas curtir um filme de ação o longa cumpre seu papel de entretenimento. Mas quem é fã da saga de livros, ou gosta de assistir com um olhar analítico pode ficar um pouco desapontado…

A Torre Negra estréia dia 24 de agosto de 2017 nos cinemas brasileiros.

chupetadepipoca

A chupeta com o sabor preferido dos cinéfilos.

)

Chupeta de Pipoca

Written by

chupetadepipoca

A chupeta com o sabor preferido dos cinéfilos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade