Se tem sorvete no meio, já começa bem né? :)

Era uma vez uma estória divertida…

--

“A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar…”

Uma das coisas mais legais do meu trabalho é a interação com meus clientes. Como meu processo de criação requer o entendimento do negócio, eu estou sempre aprendendo algo novo. E isso me diverte.

Recentemente fiz a marca de uma cliente querida que me disse a seguinte frase: “se não é divertido, não é sustentável”. No contexto do negócio dela, o “sustentável” diz respeito ao meio ambiente. Mas essa frase também funciona num sentido bem mais amplo.

Todos nós queremos um negócio sustentável, capaz de se manter, capaz de gerar renda e crescer. Para isso, precisamos estudar, planejar, executar, medir e começar tudo de novo. É um processo cansativo. Se não for divertido, não será sustentável.

Há um estigma com a palavra “divertido”, como se não fosse possível se divertir com coisas importantes e sérias. Eu discordo. O divertido ensina. O divertido é memorável. Ficamos abertos e receptivos quando estamos nos divertindo. O que nos deixa muito mais propícios a agir.

E se tem uma coisa que nos diverte desde o início dos tempos são as estórias.

Ser um empreendedor também é ser um contador de estórias. Qual estória sua marca está contando?

A estória da sua marca está acontecendo agora. Mesmo que você nunca tenha escrito um parágrafo sobre ela, ela acontece a cada contato com o cliente, a cada nova venda, a cada post nas redes sociais, a cada novo desafio. É preciso enxergar estas estórias e depois contá-las, de uma forma divertida. Isso ajudará sua audiência a se envolver com o seu negócio.

Boas estórias criam uma conexão emocional com seu público. E quando digo estória, não me refiro somente à parágrafos escritos. Um breve bilhete escrito a mão junto de uma encomenda, conta ao seu cliente a estória de como você teve cuidado em embrulhar o produto dele. Uma resposta rápida a um e-mail conta que você está ouvindo e disposto a interagir. Tudo o que você ou as pessoas que trabalham com você fazem no dia-a-dia da empresa, conta alguma estória.

Por isso é preciso SER a estória da sua marca. Por que a estória NUNCA é sobre a marca, sobre o negócio ou sobre a empresa. A estória da marca é SEMPRE sobre pessoas. Pessoas que fizeram acontecer, pessoas que gerenciam uma empresa, pessoas que foram beneficiadas por um serviço, pessoas que estão felizes com um produto, pessoas que estão ouvindo estórias e recontando à sua maneira.

Isso é muito mais que marketing. Suas estórias provam que o que você DIZ e o que você FAZ são coisas convergentes. Por isso estórias precisam ser verdadeiras e vir das pessoas que de fato estão envolvidas com a sua empresa.

Uma boa estória é autêntica. Preste atenção nos fatores do seu negócios que são capazes de criar uma conexão emocional e pessoal com sua audiência. E deixe-os participar da estória também. Inspire ações, faça com que seu público tope seguir numa jornada junto com você.

Use as redes sociais para expressar os valores da sua marca. Conte no que você acredita e pergunte à sua audiência no que ela acredita também. Seja convicto das suas crenças, mas seja leve e esteja sempre aberto a ouvir sobre outras crenças. E quando encontrar alguém com crenças iguais, interaja. Começe um diálogo sempre que possível. Quando houver espaço, use humor, mas não se esqueça da empatia. Assim você criará conexões reais com seu público.

O maior trunfo desta época em que vivemos, são as diversas ferramentas e plataformas que nos permitem contar estórias e interagir com outros. Você não precisa estar presente em todas, lembre-se de que as redes sociais são apenas ferramentas. Portanto, devem servir a um propósito maior. Neste caso, contar a estória da sua marca, divertir sua audiência, ensinar novos conceitos e, por último, vender seu peixe.

Conta pra mim sua estória? Adoro ouvir as experiências e conhecer o ponto de vista de quem está na linha de frente de um negócios. São estas estórias que me inspiram a escrever estas cartas e eu adoraria ouvir a sua.

Prontos? Gerônimooooooooo!

Dani Lima é profissional independente, especialista em marcas e colaboradora na Abacomm. E adora uma boa estória :)

Gostou do texto?
Bata palmas. Compartilhe no facebook. Espalhe a palavra :)

Este texto faz parte das “Cartas Criativas para Otimistas Incuráveis”.
Toda quinta, um artigo inédito sobre gestão de marcas para pequenos negócios. Clique aqui para assinar e ler antes de todo mundo no seu email

Para meu portifólio, processo de trabalho, valores e crenças, visite:
www.danilima.com.br

E continue lendo:

Convergir — uma estratégia para a sua marca

Conectar para construir sua marca

Conversar para construir uma marca

Converter: marca x resultados

--

--

Dani Lima | Product Designer and Brand Designer
Chá com Design

Designer apaixonada por entender problemas complexos e criar soluções digitais simples, úteis e agradáveis | www.danilima.com.br