JPL-NASA seleciona empresas e institutos para produção de ventiladores pulmonares

Yara Laiz Souza
Ciência em Pauta
Published in
3 min readJun 1, 2020

Das 21 empresas e institutos selecionados, 3 são brasileiros.

O VITAL, ventilador pulmonar pensado pela JPL da NASA em parceria com a Caltech e especialistas em saúde (Créditos: NASA)

A Agência Espacial Americana (NASA) selecionou empresas e instituições para auxiliar a fabricação de ventiladores pulmonares projetados pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA como contribuição para o combate ao Novo Coronavirus (COVID-19). Destas empresas, três são brasileiras. O ventilador, chamado de VITAL (sigla em inglês para Intervenção Tecnológica de Ventilação Local Acessível) foi projetado em 37 dias pela JPL e ganhou uma licença de produção e utilização da Administração de Fármacos e Alimentícios americana no dia 30 de abril.

Ao todo, a NASA recebeu propostas de 100 empresas e institutos ao redor do mundo e 21 foram selecionadas. No Brasil, a produção ficará a cargo das empresas Dfv Comercial e Industrial Ltda (em Valença, Rio de Janeiro), Russer Brasil Ltda (Indaituba, São Paulo) e Senai Cimatec (Salvador, Bahia).

“A equipe do VITAL está muito animada para ver a sua tecnologia em ação”, comenta Leon Alkalai, gerente do Escritório do JPL para Parcerias Estratégicas e líder da equipe do VITAL, em release para a NASA. “Nossa esperança é levar esta tecnologia ao redor do mundo e fomentar uma gama de soluções extras para contornar a crise do COVID-19”.

Equipe do VITAL em testes no JPL-NASA (Créditos: NASA)

O VITAL é um ventilador pulmonar de alta tecnologia pensando para ser usado em pacientes críticos de COVID-19, principalmente em regiões com grande demanda destes equipamentos e muitos casos. A NASA o considera uma opção mais confortável, viável e simples de ventilação em comparação com os ventiladores pulmonares tradicionais. Contém um design e configurações simples, que podem ser modificados de acordo com a realidade de cada hospital. O equipamento foi projetado com a ajuda de especialistas em equipamentos hospitalares e de médicos.

A gerência do projeto está nas mãos do Instituto Tecnológico da Califórnia (Caltech), que trabalha em parceria com a JPL. A Caltech dará, de forma gratuita, as licenças do equipamento para as 21 empresas selecionadas afim de produzir e distribuir os ventiladores conforme a necessidade de seus países.

“A performance do VITAL em simulações e testes deram resultados seguros e precisos”, comenta a Dra. Taisha Wang, chefe da Divisão de Medicina e Cuidados Pulmonares da Universidade da Califórnia (UCLA), para release da NASA. “Em suma, as configurações e a operação do ventilador são de fácil uso. A UCLA recomenda as contribuições da JPL no combate ao COVID-19”, finaliza.

A NASA criou uma página oficial em seu site onde publica notícias e novidades sobre o combate ao COVID-19 no mundo, além de updates de suas contribuições. Visite: https://www.nasa.gov/coronavirus

--

--

Yara Laiz Souza
Ciência em Pauta

Comunicadora Científica, bióloga em formação, pesquisadora da Educação e do Ensino de Biologia.