Filtro bolha: Aprisionando-se a si mesmo

Matheus Lima
Ciberculturaufc2019
2 min readJun 4, 2019
Filtro bolha (Foto: Reprodução)

Os filtros-bolha são redomas sociais que limitam a interação somente para pessoas que pertencem a um gueto ou nicho, que tenham determinadas práticas dialoguem dentro de certo espectro político-ideológico. O discurso propagado dentro desse grupo acaba por se tornar uma espécie de código que não permite ou torna constrangedor o acesso de pessoas com visões e práticas dissonantes do célula.

A rede social tornou-se um antro de filtragem colaborativa, como fez o criador da Amazon, Jeff Bezos, ao permitir que as pessoas que tivessem interesse por leitura e um consumo regular de livros, pudesse contribuir com suas preferências, atuarem como óticas que mediassem o percurso de atuação daquela rede social. Examinavam os livros comprados, sugeriam outras obras, as pessoas passaram a personificar sua interface com as predileções.

O Google passou a utilizar os links fornecidos pelos usuários para construir sua poderosa imagem. Através das preferências, dos sites, das páginas, surgiram então as sugestões, recomendações, criando uma bolha onde o navegador vaga dentro dela consumindo somente àquilo que lhe apetece, sem sequer ter acesso à pluralidade de conhecimento e produções.

É notório os malefícios causados pelo filtro bolha, eles são responsáveis por restringir o pensamento e a forma de aprendizado, limitando nossos horizontes às delimitações de nossas preferências. Por esta razão, o autor afirma que a bolha dos filtros altera nossa compreensão visual, interferindo nas inter-relações dos processos sociais, podendo expandir a visão sobre um tema central específico.

A compreensão que se deve ter é que a construção desses segmentos sociais dentro da plataforma virtual só é possível devido ao fornecimento irrestrito de dados e informações pessoais, isto é, os próprios indivíduos se aprisionam. Portanto, é fundamental se pensar de que maneira isso pode ser evitado, quais alternativas são plenamente alcançáveis para que se chegue ao objetivo comum de não permitir que os provedores aviltem contra nossa privacidade dentro da rede.

--

--