A Busca de Espectadores

Beatriz Helena
cibus
Published in
2 min readMay 9, 2017

Por: Lais Silveira

O Live, também conhecido como Ao Vivo, é uma ferramenta disponível para qualquer pessoa. Celebridades utilizam diariamente para mostrar sua rotina ou simplesmente fazer propaganda de produtos patrocinados, já os jornalistas buscam os furos jornalísticos através do imediatismo da ferramenta. Porém recentemente virou alvo de inúmeras críticas quando o PM Douglas de Jesus transmitiu seu suicídio ao vivo.

No vídeo transmitido pelo Facebook, o PM aparece deitado em sua cama, interagindo com o público. É importante destacar que essa ferramenta permite que as pessoas interajam em tempo real, podendo deixar comentários expressando sua opinião a respeito do conteúdo divulgado. Apesar de inúmeros apelos, o soldado manteve sua decisão e acabou por se suicidar ao vivo. Nesse momento é clara a necessidade de espectadores que Douglas possuía e a ferramenta se tornou uma excelente opção.

A transmissão que estava disponível somente para os amigos do soldado, foi assistida por muitos deles. Apesar da plataforma ter deletado o vídeo, este continua circulando pela internet, o que mostra a necessidade das pessoas pela busca das imagens chocantes concedidas por Douglas.

O PM conseguiu atrair não só a atenção através das redes sociais, como também das mídias hegemônicas que noticiaram o acontecimento. Essa não foi a primeira vez que Douglas falou de suicídio peloLive, o soldado já havia mencionado o suicídio em uma possível brincadeira pela mesma ferramenta.

Outros casos semelhantes já aconteceram, o mais recente do pai que matou a filha de 11 meses. Várias plataformas já aderiram a essa nova ferramenta, dentre elas, Instagram e Facebook. Inúmeras razões podem levar uma pessoa a utilizar esse recurso, cabe a nós, utilizarmos para o bem e não para o mal

--

--