A quase morte na internet

Larissa Albuquerque
cibus
Published in
2 min readMay 23, 2017

As redes sociais podem gerar grandes estragos, principalmente quando são usadas por pessoas mal intencionadas que espalham boatos de doenças graves, mortes de celebridades e crimes hediondos. Quem não lembra da suposta morte do ator e humorista, Renato Aragão, em 2015? O eterno trapalhão sofreu com as falsas notícias de sua morte.

Em 2016, foi a vez da atriz Cláudia Rodrigues — que lutava contra esclerose múltipla- morrer nas redes sociais. A situação chateou a atriz que usou seu perfil do Facebook para desabafar. “Bom dia a todos! Vim aqui para dizer que fiquei muito chateada com a pessoa sem escrúpulos que postou nas redes sociais o meu óbito. Quero dizer que estou muito bem e muito viva e me recuperando do transplante que fiz em dezembro e esse ao meu lado é o Dr. Nelson Hammershlack médico que realizou meu transplante de células-tronco no hospital Albert Einstein em São Paulo”, escreveu ela.

No mesmo ano sobrou para o dono da Furacão 2000, o empresário Rômulo Costa, que teria sido assassinado no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Tudo não passou de um boato que começou no Whatsapp e foi tomado proporções maiores até chegar a seus familiares. “Não tenho inimigos, ando sozinho, sem seguranças em todos os lugares, em todas as comunidades. É uma notícia triste, mexe com minha família, que ficou desesperada, meus parentes moram em Minas Gerais, meus amigos e fãs chorando, isso não é legal. Tem que punir quem fez isso para que não se repita com outras pessoas. Brincadeiras sem graça como essa são de muito mau gosto. Minha esposa ficou me ligando sem conseguir falar. Só atendi na quarta ligação. Imagina o sufoco dela? Mal conseguia segurar o telefone”, contou ele sobre as primeiras horas do episódio.

Situações como essas, infelizmente, já se tornaram normais. A internet é conhecida como “Terra de ninguém” e justamente por isso não devemos acreditar em tudo que lemos. É preciso desenvolver um senso crítico em cima do conteúdo que está sendo divulgado nas redes sociais, apurar a informação, procurar saber se o site é confiável para acreditar ou não.

--

--