“Fake, Fake”: Silvio Santos morre em assalto

Lais Silveira
cibus
Published in
2 min readJun 12, 2017

No mundo virtual, muitas notícias são divulgadas diariamente,não só em sites como também nas redes sociais. A amplificação da quantidade de notícias se dá a partir do momento em que ferramentas facilitaram com que as elas fossem espalhadas de forma rápida e instantânea.

Nas redes sociais é fácil perceber, ao postar uma foto em um perfil, não demora muito para que uma curtida ou um comentário apareça. Isso porque as redes sociais se tornaram o ambiente digital mais frequentado pelas pessoas.

As Fake News, também conhecidas como notícias falsas, se multiplicaram nesse meio, isso porque a maioria delas possuem um grande apelo emocional, seguindo o estilo sensacionalismo. São notícias que atraem o leitor pelo maneira como são escritas e pelas manchetes atraentes.

“Uma mentira repetida mil vezes se torna verdade”, quem nunca ouviu esse ditado que atire a primeira pedra. Na plataforma digital é comum vermos esse tipo de notícias de sites não confiáveis, mas que por serem compartilhadas por diversas pessoas, acabam virando uma verdade para as demais outras.

Com certeza você já ouviu ou leu em uma rede social sobre a morte do dono do SBT, Silvio Santos. Esse foi um dos maiores exemplos de fake news. Diversas pessoas compartilharam e lamentaram a morte do apresentador, pelo fato do Dono do Baú ser bastante querido no ramo televisivo. Assim como ele, outras pessoas do ramo televiso já tiveram sua morte noticiada nas plataformas e estão vivas até hoje, como por exemplo, o também apresentador, Jô Soares.

Outro exemplo são as campanhas para doação de dinheiro para pessoas que possuam algum problema? Quem tem uma tia que compartilha todo tipo de campanha certamente já viu alguma que utilize a foto de uma personagem de um filme internada.

Esses tipos de notícias estão cada vez mais presente nas mídias sociais e cabe aos leitores analisarem a matéria e procurarem em fontes mais seguras a respeito de determinado tema. Não pague o mico de compartilhar uma Fake News, se informe antes!

--

--