Ganhando dinheiro com mentiras

Carol Soares
cibus
Published in
1 min readMay 23, 2017

Por Carol Soares

A propagação de notícias falsas e tendenciosas tem se tornado comum no mundo virtual, algumas conseguem chegar até a TV, tendo que ser desmentidas depois. Mas o que muita gente não sabe é que por trás disso tudo tem gente lucrando e muito através de cliques e mais cliques dos usuários.

As manchetes mentirosas são compartilhadas rapidamente e em grande proporção porque dizem o que a maioria das pessoas querem ler. Há também matérias que geram um impacto forte, como supostos crimes e notícias exóticas, por isso são tão acessadas.

Esse tipo de artifício é muito usado na política para beneficiar determinado candidato e descaracterizar o outro. Essa artimanha foi utilizada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, onde eleitores de Donald Trump criaram e divulgaram noticias falsas de Hillary Clinton a fim de prejudica-la, além de ganharem dinheiro com isso pois era o assunto mais aclamado pelo povo americano naquele momento.

Segundo Alexander Portelli, autor do site ‘prntly.com’, em entrevista ao jornal El País, contou que o número de usuários ficava entre 1,5 milhão e 2 milhões ao mês. A página pró Trump noticiava mentiras como “Hillary morrerá logo” e “Trump na liderança das pesquisas”.

Fonte: Estadão / El País

--

--