Jornalismo das coisas boas

Filipe Fernandes
cibus
Published in
2 min readMay 31, 2017

Em meio ao atual turbilhão político e econômico que o Brasil e o mundo vem passando é sempre bom tirar algum tempo pra sair em busca de boas notícias a fim de manter o otimismo. Pensando nisso, jornalista Luiz Fernando de Araujo Valim (mais conhecido como Mola) criou o canal O Lado Bom do Mundo.

O canal funciona como um telejornal, porém com uma diferença, ele só transmite boas notícias. De acordo com o youtuber, esse tipo de notícia acaba por deixar as pessoas com uma visão mais negativa, o que acaba tornando o mundo pior do que ele realmente é. A ideia do canal é quebrar esse ciclo vicioso.

O projeto começou em 2013, como um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo. Naquela época, o Lado Bom do Mundo ainda não era um canal, mas portal de boas notícias, que não se encontra mais no ar. Somente, em 2016, é que o jornalista resolveu criar um canal no Youtube para o projeto.

Além de realizar um apanhado de boas notícias, o canal tem uma série de vídeos especiais que fazem bastante sucesso. Chamado de Visão Relaxante, o quadro traz uma coletânea de vídeos que ajudam o internauta a aliviar a tensão acumulada no dia a dia. A cada vídeo, o youtuber traz uma visão relaxante sobre um determinado tema: desde cachorros fazendo ioga até robôs que apresentam os mais engraçados defeitos de funcionamentos.

Tem também o quadro Bom Saber em que ele apresenta o princípio da não-violência, e contando a história dessa filosofia e a relacionando com nomes, como Leon Tolstoi — o escritor russo de Guerra e Paz — e Mohandas Gandhi — o líder revolucionário indiano.

Em tempos considerados por muitos como sombrios, é sempre bom encontrar conteúdos que mostrem que ainda existe o bem no mundo e que nos inspire a manter a esperança.

--

--