O Consumo das Redes Sociais mais utilizadas no Brasil

O Brasil é líder mundial quando se trata de tempo gasto em redes sociais, sendo o Facebook a rede mais acessada, com a marca de 89% dos usuários de internet no país. O consumo de vídeo é o que mais cresceu na rede do Mark Zuckerberg, com cada usuário assistindo cerca de 80 vídeos por dia. Quando se trata de divisão demográfica, o Sudeste é a região que mais acessa redes sociais, sendo 46,9%, e a que menos acessa é a região norte, com 3,5%.

Só em 2015 os brasileiros interagiram 2,9 bilhões de vezes com conteúdo postado por marcas no Facebook, Instagram e Twitter. O marketing de conteúdo foi responsável por mais de 50% das conversões em 2015, tornando-se a principal estratégia para aumentar tráfego e conversões. É geral o uso de redes sociais, particularmente do Facebook, como principal fonte de informação.

Segundo estudo, “a maior mudança na mídia digital foi o crescimento de notícias acessadas por redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat”. Além de estar no grupo dos que já têm alta adesão a essa prática, o Brasil lidera no crescimento dessa tendência, tendo praticamente dobrado em um ano o percentual daqueles que dizem ter nas redes sociais a principal fonte de informação (10% em 2015 para 18% em 2016).

O Facebook é uma comunidade global com 1,6 bilhão de pessoas, o Twitter conta com 320 milhões de usuários, mas o uso da rede varia de acordo com o ambiente cultural. Essa é a conclusão do maior estudo antropológico já realizado sobre as redes sociais. Ao longo de 15 meses, uma equipe de pesquisadores da Universidade College London observou, in loco, como habitantes de pequenas comunidades em oito países lidam com a tecnologia e se relacionam on-line. O resultado traz histórias surpreendentes, como a de um povoado no Sudeste da Turquia, país totalmente muçulmano, onde jovens recorrem a aplicativos de mensagens para conversar com pessoas do sexo oposto; ou na Índia, uma sociedade de castas na qual internautas criam dois perfis distintos: um para se relacionar com pessoas do mesmo grupo social e outro, mais abrangente com o objetivo de conhecer outras culturas.

As principais redes sociais mais acessadas no Brasil e no mundo são o Facebook com mais de 99 milhões de usuários, onde de 8 em cada 10 brasileiros conectados estão no Facebook, que conta com 89 milhões de usuários móveis ativos mensais no Brasil. O segundo é o Youtube, que é o site mais acessado pelos brasileiros para ver vídeos. O terceiro é o Whatsapp, que é utilizado por mais de 100 milhões de brasileiros que o usa para bater papo e também para trabalho. O quarto é o Twitter, que é usado para se comentar as coisas que vem acontecendo e o quinto e último aplicativo é o Instagram, que é utilizado para se postar imagens e fotos pessoais.

Like what you read? Give João Pedro Silva a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.