O consumo na era da informação

Nathan Mello
cibus
Published in
2 min readMay 23, 2017

As redes sociais mudaram não só o jeito como as pessoas se relacionam, mas também como consomem. Diante do uso massivo de smartphones e expansão das redes socias, as empresas perceberam que era necessário se adequarem ao digital. A primeira medida lá pelo começo dos anos 2000, foi criar as chamadas lojas online, onde vendiam os mesmos produtos que na loja física. Dezessete anos se passaram e o modo como as empresas se colocam no mundo digital mudou. Hoje não basta uma loja online, as empresas precisam estar nas rede sociais, para que além de divulgar seus produtos estejam em contato com seu público alvo.

Uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil, em 2014, com aproximadamente mil consumidores revelou que as redes sociais têm papel relevante nas decisões de compra, tanto em lojas virtuais quanto em lojas físicas. De acordo com 77% dos entrevistados, informaram que as informações obtidas nas redes sociais por meio de comentários de amigos ou nos perfis das empresas, tiveram impacto nas suas decisões de compra.

Isso mostra como os brasileiros estão conectados e participativos, mas esses novos hábitos afetam diretamente como as empresas lidam com seus clientes ou público alvo. Percebe-se que a conectividade e facilidade das pessoas em trocarem informação tem feito pequenas burocracias ou atrasos não serem tolerados.

--

--