O guia do Facebook contra notícias falsas

Nathan Mello
cibus
Published in
3 min readMay 23, 2017

Facebook, Twitter, Whatsapp, Instagram são umas das tantas redes sociais que temos a disposição para nos comunicar e nos relacionar. Elas de fato mudaram o modo como as informações correm o país. Mas ai me pergunto será que tudo que chega até nós é verídico?

Aproveitando o poder de dissipar com velocidade informação pessoas começaram a utilizar as redes sociais para propagarem as chamadas “Fake News”, que são notícias falsa. Quem nunca recebeu um áudio no Whatsapp de um suposta denuncia e quando checaram mais um pouco não se passava de um boato? Quem nunca viu uma matéria absurda no Facebook e quando abriu viu que não passava de uma montagem mal feita? Essa nova tendência nas redes sociais vai além de boatos, para se ter ideia do problema a Rússia é acusada por tentar intervir nas eleições norte americanas a favor de Donald Trump disseminando Fake News.

Nós não ficamos muito longe dessa realidade, na última campanha presidencial em 2014 vimos no Facebook um país divido muito em função do cyber ativismo. E comprovado que agencias de marketing brasileiras usam os chamados robôs ou fakes nas redes sociais para descontruir o discurso do candidato oponente seja apenas com discurso ou até mesmo com a disseminação de Fake News.

Vendo que sua rede social é a mais utilizada para disseminar conteúdo falso, Mark Zukeberg, dono do Facebook, vem propondo medidas para educar os usuários, bem como lidar com histórias falsas de frente. O próprio Facebook já elaborou uma lista para orientar os usuários a verificarem uma postagem.

Seja cético em relação às manchetes

Notícias falsas muitas vezes têm manchetes atraentes com pontos de exclamação.

Olhe atentamente para o URL

Uma URL falsa ou parecida pode ser um sinal de aviso de notícias falsas. Muitos sites de notícias falsas imitam fontes de notícias autênticas fazendo pequenas alterações na URL. Você pode ir ao site para comparar o URL com fontes estabelecidas.

Investigar a fonte

Certifique-se de que a história é escrita por uma fonte que você confia com uma reputação de precisão. Se a história vier de uma organização desconhecida, verifique a seção “Sobre” para saber mais.

Preste atenção para formatação incomum

Muitos sites de notícias falsas têm erros ortográficos ou layouts desajeitados. Leia atentamente se você observar esses sinais.

Considere as fotos

As notícias falsas geralmente contêm imagens ou vídeos manipulados. Às vezes, a foto pode ser autêntica, mas tirada do contexto. Você pode procurar a foto ou a imagem para verificar de onde veio.

Inspecione as datas

Notícias falsas podem conter cronogramas que não fazem sentido ou datas de eventos que foram alteradas.

Verifique as provas

Verifique as fontes do autor para confirmar se elas são precisas. A falta de evidências ou a dependência de especialistas não identificados pode indicar uma notícia falsa.

Veja outros relatórios

Se nenhuma outra fonte de notícias está relatando a mesma história, ela pode indicar que a história é falsa. Se a história é relatada por várias fontes que você confia, é mais provável que seja verdade.

A história é uma piada?

Às vezes, as notícias falsas podem ser difíceis de diferenciar do humor ou da sátira. Verifique se a fonte é conhecida por paródia, e se os detalhes da história sugere que pode ser apenas por diversão.

Algumas histórias são intencionalmente falsas

Pense criticamente sobre as histórias que você lê, e só compartilhe notícias que você sabe que são verdadeiras.

--

--