O YouTube também é televisão?

Renata Santiago
cibus
Published in
2 min readMay 29, 2017

O YouTube, site onde é possível postar vídeos de diversos assuntos, pode ser considerado parte da “TV do futuro”. Os recentes estudos em torno desse tema procuram expandir o que entendemos sobre televisão. Afinal, é televisão apenas o que está dentro do aparelho que chamamos de TV e fica, geralmente, em frente ao sofá de nossa casa?

Os conceitos de TV caminham para um significado maior. Todo conteúdo audiovisual em uma plataforma tem os mesmos efeitos do que assistimos nos canais televisivos, exceto por algumas diferenças, como o conceito de canal e emissora.

Exemplos de TV do futuro. Imagem: TecMundo

No YouTube, é possível criar um canal gratuitamente e postar vídeos com aquilo que for do interesse do criador. Por que isso não pode ser considerado televisão? Os vídeos também podem ter dia e horário para a publicação, como nas emissoras de televisão, e permitem que o criador do canal ache seu nicho (público), de acordo com o tema e a divulgação.

Refletir sobre o que é TV nos faz entender que o fato de não considerarmos televisão os produtos de plataformas como o YouTube e o Netflix, por exemplo, é um mero costume enraizado. Tudo evolui e passa por mudanças. A disponibilidade de produções audiovisuais em aparelhos e canais que não se assemelham à Globo, ao SBT ou à Record não deixam de fazer parte daquilo que pode-se chamar de televisão.

--

--