Verdadeiro ou falso

Quase 30
cibus
Published in
2 min readMay 23, 2017

“Se tá na internet é verdade” A frase é muito comum entre usuários de redes sociais, como uma forma de brincar com as notícias que encontramos na internet. Quem nunca abriu uma matéria falsa achando que era verdadeira? Quantas vezes vemos pessoas compartilhando links de notícias que não são verdadeiras, mas que muitos acreditam na veracidade delas?

Essas são as chamadas “Fake News”, que ganham, cada vez mais, força em uma internet onde se você lança a notícia primeiro, você está na frente, não importa se o que está escrito é verdade ou não! Essas notícias falsas são criadas para os mais diversos assuntos, desde receitas milagrosas que as famosas usaram para perder 30 kg até drogas que o presidente Trump encontrou no quarto de ex-Presidente Obama. Muitos artistas já foram mortos em notícias falsas.

O principal problema do compartilhamento massivo dessas notícias, é número massivo de pessoas que acreditam nelas, sem nem mesmo duvidar daquilo que estão lendo ou conferir em outros locais para ver se estão mostrando a mesma notícia. Essas notícias imitam o estilo jornalístico, mas não tem nenhum comprometimento com a verdade. Pelo contrário, usam personagens conhecidos para criar “credibilidade” e fazer com que os leitores acreditem naquilo.

No cenário político em que vivemos, as “Fake News” são uma forma de criar e compartilhar notícias falsas sobre os políticos envolvidos e assim, aumentar o sentimento de rejeição ao alvo escolhido. Dessa forma, essas notícias servem para piorar a qualidade de uma política, que já não está favorável, e as relações sociais com o mundo afora.

Na última segunda-feira(22) um incidente terrorista aconteceu próximo ao Manchester Arena, no Reino Unido, durante o show da cantora Ariana Grande, deixando 22 mortos e 59 feridos. Imagens do acidente, lista de desaparecidos, fotos da cantora após a explosão, diversas notícias falsas foram divulgadas, apenas aumentando o terror de pessoas que já estavam fragilizadas com o ocorrido. O site BuzzFeedNews, fez uma matéria com todas as Fake News que foram criadas após o ataque.

É importante tomar cuidado com o que se compartilha online, se não tem como checar fontes pra saber se é verdade ou não,não compartilhe. Se estiver usando a imagem de alguém ou mostrando imagens de acidentes, também tenha cuidado ao compartilhar, pois você pode estar compartilhando calúnias e, até mesmo, denegrindo a imagem de alguém. No caso dos acidentes, as imagens podem ser falsas e mesmo sendo verdadeiras, podem apenas aumentar o trauma das vítimas. Tenha cuidado com tudo que for compartilhar na internet!

--

--

Quase 30
cibus
Editor for

Deveríamos ter tudo aos 30 anos, mas e quando estamos chegando e ainda estamos no meio do caminho? O que fazer?