You Tube : De onde veio, para onde nos trouxe?

Beatriz Helena
cibus
Published in
4 min readMay 31, 2017

Um, dois, três, gravando! Já pensou como é bom ser famoso? Muitas pessoas acham que isso é a maior realização que se pode adquirir na vida, outros vivem da fama. Nem todos tem a possibilidade de nascer frente ao estrelato, mas com o advento do Youtube podem se consagrar na eternidade virtual.

Provavelmente se você parar e perguntar a um jovem ou criança, quais youtubers eles mais gostam, você ouvirá nomes como Whindersson Nunes, Gabriela Pugliese, Felipe Castanhari, Lorrayne Mavromatis, Kéfera, entre outros. Nesse momento percebemos como essas pessoas tem influência sobre os jovens, elas estabelecem padrões como o caso de Gabriela que ficou famosa na rede por seus vídeos de exercícios físicos e propostas fitness. Pugliese chegou a responder um processo por colocar a vida de terceiros em risco, pois mesmo possuindo conhecimento não possuía habilitação de educação física, o caso repercutiu em várias mídias, o que lhe rendeu uma fama ainda maior, atualmente ela iniciou o programa “Vendi meu sofá” no youtube, que vai ao ar toda segunda e quarta.

Whinderson por exemplo, ficou famoso por produzir vídeos falando do cotidiano e parodias como “Qual a senha do Wifi”, baseado na música da cantora Adele, antes do youtube Whinderson passava fome e não tinha muitos luxos, porém tudo mudou depois de 2013 quando lançou “Alô, avó to reprovado”, depois disso seu canal começou a crescer até que 2015 ele possuía o segundo lugar de engajamento no youtube, foi convidado a fazer stand-up Comedy e mora em uma cobertura em Palmeira do Piaui, porém o que eu quero mesmo chamar a atenção, é para o fato que muitos youtubers começaram a ganhar dinheiro com essa influência em 2011, captando cada vez mais likes e seguidores, sendo que, a maior parte do dinheiro que eles ganham vem de grandes marcas que os patrocinam, enviando materiais para uso próprio, decoração do cenário e até mesmo dinheiro, ou seja é um o puro marketing disfarçado de casualidade.

De todo modo voltemos ao nosso objetivo, que é tratar do youtube,este começou modesto em 2005 criado por três amigos da empresa PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. Inicialmente eles desenvolveram o programa para que as pessoas compartilhassem seus conhecimentos com mundo. Com a nova possibilidade de quebrar barreiras físicas e também temporais o youtube se mostrou um novo e valioso veículo de entretenimento, tanto que em 2006 a Google comprou a plataforma por um bilhão e meio de dolares, nesta época considaerada a segunda maior aquisação do conglomerado.

Foi então que a Google começou a fornecer incentivos monetários para as pessoas que produziam um grande fluxo de conteúdo, assim começam a surgir os youtubers, que inicialmente começam a ganhar fama por seu humor, por suas dietas e exercicios físicos, por trazer memórias de coisas que já se foram ou por dar dicas de comportamento, que viralizavam da noite para o dia.

O Youtube com o intuito de continuar crescendo e distribuindo contéudo passou a captar recursos, através de publicidades antes dos vídeos e a impulsinar vídeos tinham potencial viral, de modo que, a própria plataforma já possui uma escola de criadores para dar suporte as pessoas que queiram se iniciar neste novo caminho, uma outra curiosidade muito legal é que esse ano o Youtube iniciou o projeto Dream house, que oferece a oportunidade de morar e receber lições de youtubers consagrados, a pessoas que possuem um potencial de crescimento.

A realidade é que muitos vão querer tentar a sorte e em busca do sonho de ser famoso, porém poucos conseguirão, ainda mais que hoje não basta você ter um rosto bonito ou fazer humor do cotidiano, é preciso ter dedicação, foco e principalmente conteúdo, para que se torne relevante no meio do mar de informações que estão disponíveis, então boa sorte e gravando!

--

--