Combinando Dados no Google Data Studio

Bruno Fanaro Quartarone
Ciclic Techblog
Published in
4 min readJul 23, 2018

*Todos os valores foram retirados das visualizações para respeitar a confidencialidade dos dados.

Importar dados para o Google Sheets, trabalhar o raw data, criar uma visualização de dados combinados, utilizar essa combinação no Google Data Studio, criar referências, limpar referências, atualizar essas referência

Essa era uma das maneiras de criar uma visualização simples, por exemplo de investimento em Adwords versus números de boletos pagos (um tipo de informação contida no back end da empresa).

Claro que poderíamos importar esses dados no Google Analytics e criar uma visualização por lá, mas e se estivéssemos trabalhando com o investimento em Facebook ads, por exemplo? Ainda teríamos que cruzar dados de duas fontes diferentes e para isso, provavelmente utilizar uma planilha no Google Sheets para possibilitar o cruzamento desses dados. Mas não precisa ser assim.

No dia 12 de Julho, o Google nos presenteou com uma nova feature no Google Data Studio que possibilita o cruzamento de alguns dados diretamente na plataforma, criando um fonte combinada que facilita — e muito — a vida de quem cria e faz a manutenção de Dashboards na ferramenta.

Para entender como essa nova opção funciona, iremos construir um gráfico simples de sessões de duas vistas diferentes do Google Analytics, o Blog da Ciclic versus o próprio Site da Ciclic, mas com certeza essa solução será útil em inúmeras situações em que será necessário cruzar dados de diferentes fontes e quem sabe num futuro próximo, até mesmo agregá-los através de uma métrica calculada, como por exemplo a soma do investimento em plataformas de SEM, Social Ad e Retargeting para gerar uma visualização de Investimento total em mídia.

Adicionei as duas vistas como fonte de dados no novo dashboard, clicando na aba Recursos e depois selecionando a opção Gerenciar fontes de dados adicionadas. Primeiramente dos dados do Site:

E depois os dados do Blog, como mostram as imagens:

Agora começamos a brincadeira clicando na nova opção Combinar Dados que aparece logo após a criação do gráfico, abaixo da fonte de dados selecionada:

Vemos uma nova caixa que surge com a fonte de dados em utilização já adicionada e a opção para incluirmos uma nova fonte de dados. É nessa opção que clicamos agora:

Nessa nova imagem, vemos onde está a chave que devemos combinar entre as duas fontes de dados para que seja possível realizar o link entre elas. É importante perceber que, apesar desse exemplo utilizar apenas um campo como chave, poderíamos utilizar mais campos para uma combinação mais granular como por exemplo Data e Categoria do Dispositivo.

Essa combinação gera uma nova fonte de dados categorizada como Fonte de dados combinados, então é importantíssimo nomeá-la de uma maneira que facilite o entendimento da origem dos dados. Também é importante perceber que a nova fonte de dados será criada exclusivamente com as métricas selecionadas de cada uma das fontes originais. Nesse caso, teremos apenas as sessões como métricas.

Outro detalhe é que devemos nomear as métricas combinadas, para facilitar a visualização dos dados. Na imagem abaixo fica claro a confusão que a preparação errada desse data set pode gerar.

Para isso, voltamos à aba Recursos e dessa vezes escolhemos a opção Gerenciar fonte de dados combinados para então editarmos o campo de nome das métricas e identificá-las corretamente no Dashboard.

Feito isso, é só apreciar a facilidade que essa nova feature traz para a criação de dashboards muito mais completos e complexos e começar a imaginar as diferentes visualizações que irão ajudar times de marketing, customer experience e até mesmo a diretoria a tomar decisões mais rápidas e mais assertivas no dia a dia.

Caso apareça qualquer dúvida, ficarei feliz em ajudar pelo email busumidia@gmail.com ou através do LinkeIn mesmo.

--

--

Bruno Fanaro Quartarone
Ciclic Techblog

Analista de Business Intelligence vindo do Marketing Digital. Curte um Dashboard esbelto e métricas sensuais.