Busca Ativa: localize facilmente indivíduos que precisam de acompanhamento

Taina Gomes
Cidade Saudavel
Published in
3 min readMay 16, 2023

Um dos principais desafios na saúde pública é de responsabilidade dos municípios: acompanhar a saúde de seus cidadãos de maneira individualizada e tentar garantir que todos recebam o atendimento adequado para seu perfil, conforme o Previne Brasil.

Ainda não são raras as situações em que o gestor, afogado em tantas metas, atividades e em um imenso volume de trabalho, precisa escolher qual indicador será adequadamente monitorado.

O Previne Indicadores, lançado pela Sysvale e oferecido na plataforma Cidade Saudável, é um produto que permite que a gestão municipal acompanhe todos os indicadores do município ao longo de todo o quadrimestre. O produto traz informações sobre qual ação específica deve ser tomada para atender a cada um dos cidadãos, de maneira individualizada.

Além desse excelente nível de acompanhamento individualizado que só o Cidade Saudável permite, uma novidade foi lançada para os nossos municípios: o Busca ativa para o indicador 5 (Crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS).

Para entender como funciona esse lançamento, antes vamos mostrar como costuma acontecer o processo de trabalho de municípios que não usam o Cidade Saudável:

Não são raros os municípios que ainda precisam aguardar o resultado do quadrimestre para identificar como se saíram em relação aos indicadores.

Diante de um desempenho ruim, os gestores muitas vezes precisam usar planilhas compartilhadas para trazer a lista de todos os indivíduos daquele indicador. A análise sobre se ele é apto ou não é feita manualmente, de indivíduo a indivíduo. Também é manual a conferência, no PEC do município, sobre quais os atendimentos foram feitos, para, a partir daí saber qual ainda precisa ser realizado. O gestor então cria uma lista com o nome dos indivíduos e qual ação precisa ser feita: essa lista é compartilhada com todas as UBS e cada equipe vai manualmente localizando o cidadão na sua área de abrangência para então agir.

Esse cenário pode piorar, pois, há casos em que o servidor PEC falha por algum motivo, precisa ser reinstalado e com isso há perda de todos os dados. Perde-se o acesso às informações sobre atendimentos já realizados: é impossível saber quais ações tomar para melhorar os indicadores. Ou seja, não há como saber quais indivíduos precisam ser atendidos.

Em resumo, um processo trabalhoso, demorado e pouco eficiente, com busca realizada por listas distribuídas para todas as UBS e, a partir do nome do cidadão, colaboração para identificar qual ACS é responsável por aquele indivíduo. Só depois disso uma ação é possível.

Por outro lado, ao optar por usar o módulo Previne Indicadores do Cidade Saudável, o processo de trabalho é simplificado de diversas formas.

Imagine que um determinado município usa o Cidade Saudável. A enfermeira da UBS consegue fazer um monitoramento frequente dos indicadores, durante todo o quadrimestre, e decide realizar uma busca em nosso sistema das crianças aptas ao indicador 5, mas que ainda não foram vacinadas. O Cidade Saudável gera uma lista com 30 crianças. Uma delas é o João da Silva. O próximo passo da enfermeira é selecionar todos, inclusive o João da Silva, e definir o período de busca por esses indivíduos. Depois disso, ela dispara a Busca Ativa. Pronto.

Isso é o suficiente para o ACS do João da Silva saber que precisa visitá-lo e recomendar aos responsáveis que levem a criança ao posto de saúde para que ele possa ser vacinado. Da mesma forma acontece com as outras 29 crianças. Simples, não é mesmo? Essa é a Busca Ativa do Previne Indicadores.

Escolha tornar os processos mais simples e o trabalho mais rápido. Escolha usar o Cidade Saudável para garantir melhores resultados na capitação ponderada e nas metas do Previne Brasil: realizar Buscas Ativas com a rapidez de cliques é gerir melhor as equipes e trazer melhores resultados para a saúde em seu município.

--

--