O papel dos municípios na batalha contra o câncer de mama

Taina Gomes
Cidade Saudavel
Published in
3 min readOct 11, 2023

Uma jornada de esperança e detecção precoce: unindo forças no Outubro Rosa

Sabendo que o diagnóstico precoce do câncer de mama é a chave para o tratamento eficaz e melhores perspectivas de cura, decidimos explorar nesse texto a relevância da Atenção Primária à Saúde nesse contexto, além de trazer uma boa notícia sobre o tratamento!

Junte-se a nós nessa jornada pela saúde e prevenção.

O câncer de mama é uma questão de saúde pública em escala mundial, exigindo tratamentos caros e prolongados. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, ocorreu mais de 73 mil novos casos de câncer de mama foram estimados em 2023. Essa é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no País.

A chave para a recuperação e o bem-estar dos pacientes está no diagnóstico precoce e preciso, além de um tratamento de qualidade.

Homens e mulheres com baixa renda e escolaridade recorrem com maior frequência à Atenção Primária à Saúde; enquanto serviços privados de saúde são buscados por pessoas com maior renda. Essa disparidade socioeconômica faz pesar sobre o SUS e, especificamente, os municípios, a responsabilidade de realizar um diagnóstico precoce do câncer de mama dos cidadãos mais necessitados.

Nesse contexto, o Exame Clínico das Mamas (ECM) se destaca como uma ferramenta valiosa para a detecção precoce desse câncer. Existem várias técnicas para realização do exame físico, porém, o que há de comum entre elas é a inspeção das mamas, palpação das mamas e linfonodos.

Ou seja, essa é uma opção de baixo custo, amplamente acessível, que permite identificar sinais e sintomas indicativos de possíveis problemas.

Sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde:

  • caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
  • pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • alterações no bico do peito (mamilo);
  • saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
  • pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Apesar de sua eficácia, existem desafios na sua implementação na Atenção Primária à Saúde, com estudos apontando que muitos profissionais não realizam o EMC devido à falta de tempo, de espaço apropriado e de conhecimento sobre os procedimentos iniciais para identificar sinais de câncer de mama antes de recorrer a exames mais complexos.

Diante desse desafio e das restrições orçamentárias significativas para realizar ações mais robustas, gestores municipais buscam estratégias eficazes com recursos limitados. Nesse contexto, algumas saídas de baixo custo são justamente recapacitar as equipes para a realização do Exame Clínico das Mamas (ECM), inserir o exame na rotina dos profissionais e tentar viabilização de espaço para a realização do exame.

Em um cenário onde a detecção precoce é essencial para salvar vidas, essas iniciativas ganham ainda mais relevância e são capazes de causar um impacto profundamente positivo na vida daqueles afetados pelo câncer.

Em se falando de detecção precoce, a mamografia também desempenha um papel fundamental, e é por meio desse exame que pacientes ingressam na rede de atendimento oncológico por meio da Atenção Primária à Saúde.

Como anda a realização de mamografia em seu município? Use o Cidade Saudável e saiba com um clique.

Obtenha números e nomes das mulheres que estão com a mamografia atrasada através do Cidade Saudável. Clique aqui.

Esse mês nossa equipe está dedicada a apoiar os gestores no uso do Cidade Saudável para promover ações direcionadas ao Outubro Rosa. Faça parte dessa causa conosco, promovendo a saúde e a prevenção.

E, para deixar um sabor de vitória, compartilhamos a mais nova descoberta sobre o tratamento do câncer de mama!
Pesquisadores do laboratório Johns Hopkins Kimmel Cancer Center alcançaram recentemente um marco importante com a aplicação de uma imunotoxina diretamente na área afetada, resultando na eliminação completa das células cancerígenas em estágios iniciais.

Não deixe de aproveitar as ferramentas disponíveis, como o Cidade Saudável, para promover ações direcionadas ao Outubro Rosa e, assim, contribuir para a saúde e a prevenção. Juntos, podemos vencer essa batalha contra o câncer de mama e celebrar as conquistas da ciência na busca por tratamentos mais eficazes.

--

--