Empurrando Juntas o maior pacote anticorrupção do mundo

Novo software do Instituto Cidade Democrática está sendo usado na campanha Unidos Contra a Corrupção

Henrique Parra Parra Filho
Empurrando Juntas
4 min readSep 6, 2018

--

Quem acompanha as noticias do Instituto Cidade Democrática (ICD) sabe que começamos o desenvolvimento de nosso novo software há dois anos, em Madrid. Seu nome é Empurrando Juntas, já conhecido carinhosamente como EJ.

Trata-se de uma plataforma de serviço que possibilita a criação de pesquisas e consultas gratuitamente para transformar radicalmente um cenário de organizações governamentais com limitações administrativas, financeiras e tecnológicas.

O EJ quer ajudar governos na avaliação de políticas, programas, serviços ou equipamentos, para que consigam realizar correções e dar resposta aos cidadãos. Queremos ajudar na formulação de orçamento, políticas e planos setoriais ou urbanísticos, facilitando decisões coletivas.

Empurrando Juntas é uma plataforma livre para pesquisas e consultas de opinião

Unidos Contra a Corrupção é uma coalizão de organizações e movimentos sociais apartidários e com histórico de combate à corrupção no país que trabalha para que Novas Medidas contra a corrupção estejam no debate eleitoral deste ano e que cheguem ao novo Congresso Nacional como pauta prioritária em 2019.

Essas Novas Medidas são 70 propostas legislativas elaboradas por 373 instituições brasileiras e 200 especialistas com diferentes formações e posicionamentos político-ideológicos. O trabalho, coordenado pela Transparência Internacional — Brasil e pelas Escolas de Direito da Fundação Getúlio Vargas, oferece uma resposta sistêmica ao problema da corrupção no Brasil. Já são mais de 300 mil assinaturas em apoio ao pacote.

Maior pacote anticorrupção precisa comprometer o Congresso eleito em 2018

Duas questões centrais motivavam a estratégia digital da campanha: engajamento e união.

Em outras palavras, a campanha assumiu o desafio de estimular uma postura mais ativa e protagonista dos eleitores. Em vez de uma plataforma de leitura ou consulta sobre informações dos candidatos, ir além: possibilitar que a sociedade pressione diretamente as candidaturas e peça seu compromisso com as Novas Medidas e com o Pacto pela Democracia. Estimular que os participantes realizem pequenas ações de engajamento (divulgar em suas redes, distribuir adesivos, gravar vídeos de apoio, entrar em contato com candidatos etc).

Além disso, a união é um dos maiores objetivos da campanha. E não é fácil realiza-la. O combate à corrupção hoje é, ao mesmo tempo, o tema que mais preocupa os brasileiros e um dos maiores fatores de disputa, discussão e desunião. Por isso, além do caráter plural dentro da campanha (coalizão de entidades e movimentos) e do próprio pacote de Novas Medidas, era importante contar com uma tecnologia capaz de receber opiniões dos participantes para entender sobre os diferentes públicos engajados e maneiras de construir o diálogo entre os distintos campos de opinião presentes na sociedade sobre esse tema.

Missões de engajamento para estimular ações concretas e ativismo digital são complementados por módulo de opinião e pesquisas com os participantes

Assim, passamos a desenvolver funcionalidades complementares ao EJ. De maneira resumida, criamos um módulo de missões integrado ao sistema de pesquisa de opinião do EJ, potencializando sua capacidade de estimular o ativismo e a ação coletiva. Também criamos um módulo de pressão, ou de "incidência", que no caso da Unidos Contra a Corrupção significa a possibilidade de conhecer candidaturas, descobrir quais já se comprometeram com a agenda da campanha, selecionar aquelas que me agradam (feedback positivo e divulgação das candidaturas) ou pressionar aquelas que ainda não se comprometeram.

Aplicativo da Unidos Contra a Corrupção vai ajudar eleitores

São três módulos — opinião, missão e pressão — que passam a constituir um produto em si, muito bem ajustado para organizações que conduzem campanhas públicas voltadas à mobilização social, pressão pública e incidência política.

Quem conhece nosso software EJ percebeu que desenvolvemos inúmeras funcionalidades novas para a campanha, além de uma customização completa. E tudo dentro da comunidade do EJ, nesse caso em parceria mais estreita com o coletivo da PencilLabs. E sem criar um software diferente, mas melhorando o próprio EJ, como um comum gerido a várias mãos. O EJ confirma assim a sua vocação de se integrar a outros sistemas, ao mesmo tempo em que afirma seu valor: ser suporte para diálogo e para decisão através de estratégias inclusivas de participação e da inteligência artificial.

--

--

Henrique Parra Parra Filho
Empurrando Juntas

Filho de Jundiaí, da Democracia e da Internet / At @cidademocratica, learning by doing how tec commons can improve (or save) democracy