A NASA não ‘só’ lança foguetes: impacta o seu dia a dia sim

Yara Laiz Souza
Ciência Descomplicada
2 min readSep 26, 2018
Divulgação

“Mas a NASA só lança foguete”, “A NASA gasta tanto dinheiro soltando foguete e o mundo passando por tantas dificuldades” não mais! Agora não tem mais desculpa para continuar reproduzindo estas inverdades: tecnologia espacial está no nosso dia a dia e a Agência Espacial Americana — NASA -, fez um site inteirinho para nos mostrar isso.

O site NASA Home & City mostra 130 tecnologias atuais que nasceram a partir do desejo de explorar o espaço e a própria Terra podendo serem grandes aliados no nosso dia a dia em um futuro bem próximo. Alguns, inclusive, já funcionam em vários locais.

“Nossa tecnologia espacial continua a melhorar a vida na Terra”, explica Jim Reuter, administrador adjunto do Departamento de Missões de Tecnologia Espacial da NASA. “NASA Home & City é um lugar de descoberta para pessoas e especialmente estudantes que já se perguntaram por que a exploração espacial deve ser importante para eles”.

O site é uma utilidade pública, tem uma interface bem legal e uma ótima navegação!

Aqui tem algumas coisas listadas no release oficial da agência que podemos encontrar no site e no nosso dia a dia:

Sistemas de filtragem de água diretamente das missões Apollo: a tecnologia de íons de prata utilizada atualmente em serviços de purificação de água nasceu com as missões Apollo. Basicamente, esta tecnologia purifica e suaviza a água enquanto inibe o crescimento de bactérias. Fabricantes de água engarrafada e empresas de tratamento de esgoto em todo mundo utilizam esta tecnologia juntamente com outros sistemas fazendo uma água tratada chegar na sua torneira e na sua vida.

Sistema de filtragem nasceu com as missões Apollo (Imagem: NASA home & city)

Turbinas eólicas mais duráveis pensadas para Marte: Marte é dono de impetuosas tempestades de área, que podem ser uma grande fonte de energia para as futuras gerações que explorarão o planeta vermelho. Porém, a ideia de turbinas eólicas mais duráveis e resistentes já existe em diversas partes do mundo para a geração de energia limpa graças a estudos da NASA e testes na Antártida.

Selfies? Tem tecnologia espacial aí: as imagens captadas de estrelas, galáxias e demais objetos astronômicos distantes são lindas e fruto de muito avanço tecnológico de fotografia. Nos anos 90, um engenheiro da NASA desenvolveu um potente sensor de imagem pequeno e que requeria baixa energia para funcionar. Encontramos, hoje, esse dispositivo nas câmeras de celulares de diversas marcas.

Acesse o site clicando aqui

--

--

Yara Laiz Souza
Ciência Descomplicada

Comunicadora Científica, bióloga em formação, pesquisadora da Educação e do Ensino de Biologia.