LETTER

Carta aos leitores- Ciência Descomplicada — Novembro/17

Andre Mazzetto
Nov 6, 2017 · 2 min read

Olá pessoal, Andre Mazzetto por aqui, direto da nossa publicação favorita sobre Ciência.

No mês passado tivemos a estréia do Pedro P. Bittencourt, que começou já com 4 textos, entre eles o especial do dia dos professores:

Sete motivos para você se tornar professor

Sete motivos para você não se tornar professor

Fórmulas físicas e seus nomes fantasia

Um breve papo sobre microgravidade


O Marcos Oliveira continua a nossa série de traduções, que você confere aqui, Os dois textos publicados neste mês foram:

Porque entender a escala é vital, não apenas para a Ciência, mas para todos

O Big Bang não foi o começo, afinal


Você escreve sobre Ciência e/ou Educação? Conhece alguém que escreve? Confira o Edital e veja como participar. Nossas portas estão abertas para escritores que estão dispostos a discutir os temas de Ciência e Educação na sociedade!



Enquanto isso, você já conferiu os textos mais acessados do Ciência Descomplicada em Outubro?

Biomédicos ganham Nobel 2017 por desvendarem relógio biológico

por Yara Laiz Souza

Um trio de biomédicos dividiram o Nobel 2017 por desvendarem os mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano (o chamado relógio biológico dos seres vivos).

Arte ou crime?

por Tassio Denker

No dia 26 de setembro, durante a estreia do 35º Panorama de Arte Brasileira, o artista Wagner Schwartz apresentou a performance chamada “La Bête”. Neste trabalho específico, o artista se pôs nu, como sendo ele mesmo o próprio bicho, e estava à disposição para interação com os espectadores. E, dentre estes espectadores, estava uma criança. O objetivo deste texto é expor uma análise jurídica deste caso.

Carros Autônomos: da ficção a realidade

por Suzana Mota

Os carros autônomos prometem trazer uma nova revolução e estão cada vez mais perto de sair dos ambientes de pesquisa e estarem prontinhos nas concessionárias. Porém, para que possam reduzir acidentes e eliminar as falhas humanas, será necessário ganhar escala e ser a maioria nas ruas.

Gamificação

por Ricardo Ronzani

Existe alguém que não goste de jogos? Não digo apenas dos eletrônicos, mas de qualquer tipo de jogo: tabuleiros, esportes, cartas, vídeo games, etc. A gamificação está sendo amplamente empregada atualmente em áreas tais como recursos humanos, educação, ensino a distância e outras tantas mais,com o objetivo de trazer o poder, o fascínio e os desafios exercidos pelo mundo dos jogos para as mais diversas áreas do conhecimento.


Tamo aí na relatividade! Até a próxima letter!

Ciência Descomplicada

Explorando a Ciência

    Andre Mazzetto

    Written by

    Biólogo, um cientista que não é movido a café. Entusiasta da Ciência e da Educação. Editor e autor do blog Ciência Descomplicada.

    Ciência Descomplicada

    Explorando a Ciência

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade