Explodindo Pontos

evento mundial sobre matemática!

Fonte: https://www.theglobalmathproject.org/resources

Está chegando o dia de um evento mundial, sobre matemática, e que está com pouca visibilidade no Brasil.

Só de saber que é sobre matemática você desanima não é? Lembra daquelas aulas chatas, com contas e decorebas de fórmulas, e com assuntos que você nunca vai usar na vida…

Mas é indo exatamente na direção contrária dessa onda que este evento surge, mostrando uma matemática divertida e curiosa. Trata-se do 
The Global Math Project.

O objetivo do evento é estimular 1 milhão de alunos, professores e adultos com um tema envolvente da matemática, durante uma semana em outubro de 2017. Iniciando assim uma mudança de paradigma em como o mundo percebe e desfruta da matemática. Transformando seu conteúdo apresentado muitas vezes de forma “desumana” em algo prazeroso, revelando sua coerência, significado e alegria.

O tema da atividade que será trabalhada chama-se “Explodindo Pontos”, ou do inglês, Exploding Dots. É uma forma divertida de ensinar a escrita de números nas mais diversas bases numéricas.

O exemplo abaixo apresenta o método de explodir pontos, e ilustra como escrever números na base 2, também chamado de números binários (de onde vem os bits), que são a base da computação e da era digital.

A ideia do método é começar com todos os números colocados na forma de pontos, na caixa da extrema direita. Quando dois pontos se unem, ocorre uma explosão, que fará com que que um único ponto passe para a caixa seguinte à sua esquerda. O processo se repete até que nenhuma caixa tenha mais que dois pontos, surgindo assim o numero equivalente na base trabalhada (no caso acima, base 2, pois estamos explodindo dois pontos). A mesma ideia se aplica para a explosão de 3 pontos, 4, etc. Observe que a explosão de 10 pontos corresponde a nossa conhecida base decimal.

O experimento parece uma brincadeira, e poucos conseguem ver a quantidade de aplicações e o poder da técnica de explodir pontos. Ficou curioso? Venha conhecer outras aplicações desta poderosa técnica! Tudo isso será apresentado na semana entre os dias 10 e 17 de outubro de 2017.

Para participar, registre-se no site, divulgue, mostre aos seus professores. Ele terá acesso a todas as atividades, e tudo de forma gratuita.

Simbora explodir pontos?