O MECANISMO
Em meio ao caos político em que observamos a todo instante nas redes sociais e noticiários, estreou na plataforma da Netflix O Mecanismo, uma série que prometeu imparcialidade e uma visão geral de como ocorreu uma das operações mais importantes que existiu no Brasil.
Acompanhamos Marco Ruffo (Selton Mello), que é um delegado da Polícia Federal obcecado pelo caso que está investigando. Quando menos espera, ele e sua aprendiz, Verena Cardoni (Carol Abras), já estão mergulhados em uma das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil.
Quando eu vi nome de José Padilha envolvido na produção da série, fiquei muito animado, porém, depois de alguns episódios fiquei tentando entender tudo que havia assistido.
A primeira coisa que me incomodou bastante diz respeito a forma como o roteiro entrega os personagens e como eles evoluem (ou tentam). Alguns personagens me agradam, mas, na grande maioria, nem sequer deveriam estar ali. Dá para perceber alguns devaneios e referências, porém não dá para sentir uma evolução de forma natural em alguns personagens. Vale lembrar que uma grande parcela das atuações também não são tão legais, alguns diálogos são extremamente artificiais por ambas as partes.
Algumas pessoas ficaram incomodados com as narrações, mas não me incomodei tanto, uma vez que Marco Ruffo (Selton Mello) enfatiza tanto a comparação com o câncer que dá vontade de dar uns conselhos para ele.
Vocês podem se perguntar: mas você não vai nada de bom da série? Existem algumas questões que é preciso pontuar.
Dentro da história, os roteiristas inserem alguns elementos interessantes quanto ao próprio nome da série sem contar que no quesito montagem não dá para dizer que é perfeito, porém achei honesta, já em contrapartida a mixagem de som peca em alguns aspectos.
No frigi dos ovos, O mecanismo tinha tudo para ser uma série com qualidade, principalmente se levar em conta os nomes envolvidos na produção tipo (José Padilha). Acredito que a série perde folego justamente por cometer erros bobos que quando somados resultam em algo mais ou menos. Quando você tenta alinhar tudo, dá para percebe que a série se perdeu em meio a ´proposta e fica sempre naquele limbo de séries que tinham tudo para dar certo, porém, logo serão esquecidas.
Queria muito ter gostado da série, mas infelizmente recebemos um produto que não passou no teste de qualidade.