Os clichês todos juntos

Werner Neto
cinecríticauff
Published in
2 min readOct 30, 2017

They Came Together (Encontros e Desencontros do Amor, no Brasil) é um filme de comédia, lançado no início de 2014, com a direção de David Wain. O filme conta a história de Molly (Amy Poehler) e Joel (Paul Rudd), ela dona de uma loja de doces, recém separada e aparentemente feliz; ele trabalha em uma grande companhia de lojas de doces que pretende quebrar a dela e para além disso, conta a história de como eles se conheceram. Nas palavras de Molly, “é uma história de comédia romântica meio brega”, tendo como terceiro personagem a cidade de Nova Iorque.

Com a promessa de retratar mais um filme clichê de comédia romântica, o filme conta com takes aéreos da cidade de Nova Iorque, personagens heterossexuais brancos, mulher desajeitada, homem de negócios, encontros inesperados, irmão mais novo vivendo à custa do irmão mais velho, além de abusar dos elementos técnicos mais clichês dos filmes desse gênero como música, iluminação e zoom usados de forma extremamente brega para “indicar” o que o espectador deve sentir. Todavia, esses elementos não eram usados para passar nenhum tipo de seriedade à cena, a graça está exatamente em debochar do clichê.

A chave do filme é brincar com o clichê, usando-o como fio narrativo para dar ao telespectador algo que ele já espera e só então transformar isso em piada, ou seja, usa de situações, discursos e cenas já conhecidas massivamente pelo público e as quebra em forma de piada. O recurso de piada usado é o mais comum possível, o exagero e a repetição, usados em cenas inescrupulosas onde são introduzidos elementos que jamais seriam vistos em comédias românticas usuais, como por exemplo, Molly coloca um óculos com bigode falsos e pergunta se tem algo diferente nela e Joel “percebe” o óculos.

They Came Together é um filme extremamente engraçado e não tenta disfarçar em momento algum a comédia pastelão que realmente é, mas o mais interessante é trabalhar com o inesperado pelo público quando se trata de comédia romântica.

--

--