#Cannes70: Os primeiros anos de festival!

Cinefilando
Cinefilando
Published in
3 min readMay 21, 2017
Ingrid Bergman, fotografa em Cannes (1956) @ Dailynews

O festival de cinema mais charmoso do mundo está completando 70 anos, e para comemorar, resolvemos fazer uma série de posts com os cliques e materiais históricos que contam a história de Cannes. E já que estamos falando de história, você sabia que o Festival de Cannes nem sempre foi chamado assim? É meus amigos, o nome oficial era “Festival Internacional Du Film”, e essa nomenclatura vigorou até o ano de 2002, quando o festival passou a ser chamado oficialmente de “Festival de Cannes”.

Estes são, respectivamente: o cartaz oficial do “Festival Internacional Du Film” (1946), e o folheto de divulgação da 1ª Cerimônia do festival, em 1947. Este foi o primeiro nome do festival, e a nomenclatura vigorou até 2002. @ Fotos: Arquivos de Cannes

Criado por Jean Zay, o festival teve seus primeiros anos marcados por muitas turbulências e, problemas financeiros levaram ao cancelamento do evento nos anos de 1948 e 1950. Em 1952, as coisas se estabilizaram e o festival que antes era realizado entre setembro e outubro, passou a ter um calendário e local fixos: o mês de maio e o Palácio dos Festivais (Palais des Festivals), construído especialmente para abrigar o evento.

A atriz francesa Michele Morgan (a primeira vencedora do prêmio de Melhor Atriz em Cannes), homenageada juntamente com Jean Cocteau e Jean Marais, em 1951. @ AP

À beira do Mar Mediterrâneo, e sob o céu azul da primavera, Cannes despontou como o festival dos festivais, quando celebridades internacionais começaram a participar efetivamente do evento. Alain Delon, Brigitte Bardot, Grace Kelly e Sophia Loren eram alguns dos atores mais aguardados do evento. Para se ter uma ideia, os astros eram fotografados dia e noite, em todos os eventos e todos os famosos passeios pelas praias e pela Croisette. Estava criada assim, uma das tradições mais antigas do festival: as fotos icônicas dos atores e atrizes em Cannes!

Brigitte Bardot (1953), Sophia Loren (1954) e Grace Kelly (1955), todas ícones fotografadas em Cannes, nos primeiros anos do Festival. @ Pinterest.
Sophia Loren rodeada de fotógrafos, durante o Festival de 1955. A atriz italiana causou tanto furor que foi a mais fotografada daquele ano.
A atriz Kim Novak, subindo as escadarias do tapete vermelho, para a noite de Gala (1955); Susan Hayward durante a Cerimônia de Abertura do Festival (1956) . @ Pinterest
Elizabeth Taylor e seu marido, o produtor Mike Todd (1957) @ Pinterest

--

--