A colaborativa Mercearia

Sua chance de conhecer um pouco mais sobre o meu terceiro lugar e, também, descobrir o seu.

Fernanda Delmondez
Cinema e Cerveja
4 min readDec 2, 2018

--

As pessoas têm a necessidade de estabelecer três tipos de lugares diferentes em suas vidas para se sentirem completas. Essa é a cultura dos terceiros lugares, descrita pelo sociólogo urbano Ray Oldenburg.

O primeiro lugar é a casa, local de cultivo das relações interpessoais mais íntimas. O segundo lugar é o trabalho, espaço onde nos relacionamos de forma mais produtiva. Por fim, existe o terceiro lugar.

Mercearia, leitor. Leitor, Mercearia.

Responsável por nos acolher e proporcionar sentimento de comunidade, o terceiro lugar é o local em que nos relacionamos de forma completamente descompromissada, criativa e sem receios de julgamento.

Pois bem. Esse micro referencial teórico que aqui citei tem o objetivo de falar um pouco mais sobre o meu terceiro lugar: Mercearia Colaborativa.

A Mercearia virou o meu terceiro lugar em setembro de 2017. Na época, Gustavo Bill — um dos sócios e amigo de longa data — me convidou a aparecer por lá às quintas-feiras para provar as cervejas artesanais disponibilizadas.

Foi um caminho sem volta. Ao chegar na Mercearia, além da variada oferta de cervejas artesanais à disposição, encontrei pessoas autênticas conversando, bebendo e ouvindo música de qualidade.

Esse fenômeno é também conhecido como Quintas da Bolacheira: a cada semana, a Mercearia recebe um convidado para colocar o som e dar o clima das quintas-feiras. A ideia é descontrair ouvindo um bom som e tomando uma boa cerveja no clima de quem recebe os amigos em casa. Mas não é só na quinta que a Mercearia funciona. A loja abre todos os dias, disponibilizando alimentos e bebidas de qualidade e produzidos localmente.

A ideia de criar a Mercearia surgiu quando os sócios Carol e Gustavo observaram o crescimento de produtores locais dos mais variados ramos na cidade: café, chá, bebidas alcoólicas fermentadas e destiladas, embutidos, castanhas, doces, massas, temperos, especiarias, pães… Sim. Tudo isso começou a ser produzido de forma artesanal e de excelente qualidade em Brasília nos últimos cinco anos.

Por que não organizar esse pessoal bacana num lugar só e proporcionar visibilidade tanto para os produtores quanto para a loja? Foi assim que o modelo colaborativo foi escolhido, permitindo um ambiente ganha-ganha tanto para o produtor como para a Mercearia. Oficialmente inaugurada em outubro de 2016, a loja tem crescido regularmente. Após um ano de mercado, outro sócio acabou embarcando na aventura: Bernardo.

Obviamente que ofertar alimentos e bebidas locais e de qualidade teria de englobar as incríveis cervejas brasilienses. A Mercearia trabalha apenas com cervejas nacionais, com exceção de alguns rótulos mais populares — Stella Artois, Becks e Eisenbahn. O foco é fortalecer a cena cervejeira de Brasília e do Brasil, cobrando um preço justo ao público.

São, aproximadamente, 30 rótulos em latas e garrafas que estão sempre mudando para que o consumidor encontre novidades. E haja novidade! Já tomei muita cerveja diferentona deste Brasil varonil na Mercearia…

Algumas das dezenas de cervejas artesanais nacionais que já tomei pela Mercearia…

Em relação às comidas, o cardápio da Mercearia é mutável, utilizando os insumos disponíveis na loja no período que você aparecer por lá. O carro chefe são os maravillosos montaditos: pequenos sanduíches individuais com diversos recheios. Mas se você estiver afim de comer outra coisa, sem problemas. Dá para escolher algum dos variados alimentos artesanais expostos pelas prateleiras e comer na loja ou em casa.

Tudo isso aí e muito mais está te esperando na Mercearia

Mas melhor que beber e comer, é beber e comer ao mesmo tempo. Se você também aprecia essa arte, sugiro que apareça na Mercearia às quintas-feiras.

É a oportunidade perfeita para você beber, comer e criar relações leves, criativas e sem julgamentos.

Ou como andam dizendo por aí, encontrar o seu próprio terceiro lugar.

Mercearia Colaborativa

Endereço: CLN 412 Bloco E lojas 4, 6 e 10, Brasília
Horário de Funcionamento:
- Segunda, terça e quarta: 09h00 às 21h00
- Quinta: 09h00 às 22h00
- Sexta e sábado: 09h00 às 21h00
- Domingo: 09h00 às 14h00

Facebook: https://www.facebook.com/merceariacolaborativa/
Instagram: @merceariacolaborativa

--

--