Esqueça a levedura Conan. Conheça a DIANA!

Artisan Leveduras apresenta a Art 09! Nova cepa de leveduras para cervejeiros que desejam produzir cervejas com inspiração na região de Vermont!

Artisan Leveduras Cervejeiras
Cinema e Cerveja
3 min readAug 3, 2017

--

A Artisan Leveduras, empresa brasiliense de produção de leveduras cervejeiras, está lançando sua nova levedura para fazer NE IPA. Mas afinal o que seria uma levedura para NE IPA? Seria somente a tão famosa Conan e suas variantes Vermont?

Se pararmos para pensar, um dos grandes pontos interessantes das NE IPAs é a interação entre compostos do lúpulo, entre eles glicosídeos, e as leveduras e a biotransformação desses compostos. Então o que rola é que a levedura transforma alguns compostos já conhecidos de alguns lúpulos em outros diferentes e com sabores e aromas novos! Como é o caso do pêssego em muitas NE feitas com as Conan/Vermont. Mas pera aí? Esse será que esse é o único novo sabor possível? Será que não existem mais interações interessantes por aí?

E pensando mais a fundo, qual a origem dessas cepas? São cepas inglesas, de floculação mediana/alta que conseguem produzir uma razoável carga de ésteres e interagir com diferentes compostos dos lúpulos. Alguns dos motivos de terem essa pegada toda especial. Mas só a Conan consegue fazer isso? Difícil pensar assim. O esquema então é testar diferentes variáveis de cepas inglesas que esterificam mais e a interação dessas com lúpulos diferentes, uma vez que cada lúpulo tem um perfil e uma composição de compostos diferentes e cada cepa tem o potencial de biotransformar esses compostos de forma diferente.

Diana Prince, a Mulher-Maravilha nos cinemas!

Pensando nessa pegada a Artisan vai lançar a NE Series, uma série com algumas cepas que conseguem executar esse papel muito bem. A primeira lançada foi a Art 09, carinhosamente batizada de DIANA. Nada melhor que uma deusa pra fazer frente ao Conan, né? É uma cepa de floculação média/alta, atenuação na casa dos 75% e tolerância alta, funcionando em temperaturas entre 18–25 C. Tem boa formação de krausen, então atenção pro headspace. Tem um final levemente doce, com uma boa sensação de boca e boa produção de aromas frutados, sendo boa tanto para NE IPAs quanto para estilos ingleses, com bom perfil de malte e lúpulo.

Diana era a , na mitologia romana, era a deusa da lua e da caça

A mensagem era essa. Testar e não se ater simplesmente ao que uma ou cervejaria ou cervejeiro faz. Por exemplo, umas das últimas NE IPAs premiadas dos EUA não usou a Conan na sua produção, e sim uma outra cepa inglesa de outro laboratório. Fica a dica e bora brassar!

--

--