Cervejaria Brauerhof: Sejam bem-vindos ao “Quintal do Cervejeiro”!

Garra, persistência e “sangue nos olhos” são três pontos fortes que definem a história de empreendedor do fundador e sócio-proprietário Emerson Oliveira.

Luiz Fellipe Silva Vieira
Cinema e Cerveja
4 min readFeb 1, 2019

--

A Brauerhof iniciou-se em Anápolis-GO com o nome “Artesanal” em Outubro de 2016. Posteriormente, em Dezembro do mesmo ano, o nome da marca seria apenas Brauer (que em alemão significa: cervejeiro). Porém, por questões de registro no INPI, o nome teve que ser modificado. Em virtude disso, passou a se chamar Brauerhof (em alemão, tem a tradução carinhosa “Quintal do Cervejeiro”).

Atualmente, a cervejaria conta com dois sócios:

Emerson Oliveira, 25 anos, cursou 5 semestres de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília e 2 semestres de mestrado focados em propulsão aeronáutica e espacial na University of Stuttgart, na Alemanha. Visitou 17 países da Europa ao longo de um ano e meio de intercâmbio e degustou mais de dois mil rótulos desde os seus 18 anos. Durante o primeiro ano como “cervejeiro de panela”, produziu mais de 8 mil litros (mais de 100 brassagens), desenvolvendo mais de 20 receitas. É Sommelier de Cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil e é o mestre cervejeiro da Cervejaria Brauerhof.

Victor Caldeira Foureaux, 23 anos, é Advogado pós-graduando em Direito Tributário. O currículo cervejeiro se estende a visitas a alguns Estados dos EUA apreciando cervejas, tendo degustado em torno de mil rótulos ao longo de sua trajetória desde os 18 anos. Com isso, auxilia produtivamente em ajustes de testes sensoriais das receitas futuras da cervejaria.

Em 2018, foram 3 lotes produzidos (em torno de 10 mil litros) como ciganos na Cervejaria Klaro (atualmente a mesma possui 18 Cervejarias Ciganas). Como o sistema para produzir de forma terceirizada exige que os ciganos entrem em uma “fila” e depende da disponibilidade de tanques fermentadores, infelizmente, a Cervejaria Brauerhof não conseguiu produzir tantas levas quanto gostariam e quanto o mercado demandou, o que se mostra, por esse lado, um bom sinal! 😉

Os 3 lotes produzidos se resumem em 2 lotes de Red Weiss e 1 lote de Tcheca Pilsner:

. Red Weiss: German Hefeweizen com 5,9% de ABV e 14 IBU.

. Tcheca Pilsner: Bohemian Pilsner com 5,2% de ABV e 18 IBU.

A Red Weiss veio para mudar o conceito da drinkability das cervejas de trigo que os hopheads (fiéis adoradores e aficionados por cervejas lupuladas) adquiriram e teve uma ótima aceitação pelo mercado. A Tcheca Pilsner é uma adaptação da Bohemian Pilsner ao paladar brasileiro e trouxe uma experiência interessantíssima através do Dry Hopping feito com lúpulo Saaz. Tão interessante que o estoque mal durou e o público fiel está saudoso, além de ansioso, para encontrá-la novamente nas prateleiras.

A Brauerhof marca presença em mais de 200 pontos de venda, espalhados por Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Além disso, há expansão planejada e programada para outros Estados e países.

A Cervejaria tem planos de estabilizar estoque como cigano ao passo que for expandindo mercado. E tem muitos estilos e novidades para os amantes das artesanais.

As notícias para os próximos meses são bem otimistas (principalmente para os Hopheads): com os dois rótulos fidelizados pelo público craft, a curto prazo, está previsto o lançamento de um terceiro rótulo. Quanto a isso, a Brauerhof classifica 3 estilos como primordiais: Weiss, Pilsen e uma lupulada com alta drinkability — #ficaadica.

“Nós estamos aqui para trazer muita alegria com qualidade e preço justo para os nossos clientes fiéis. Pretendemos levar esta alegria o mais adiante possível!”, finaliza nosso visionário Emerson Oliveira.

Vinda longa à Brauerhof! Prost!🍻🍻🍻

Links:

• Facebook: Cerveja Brauerhof

• Instagram: @cervejabrauerhof

--

--

Luiz Fellipe Silva Vieira
Cinema e Cerveja

Engenheiro Eletricista e Sommelier de Cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil. Apaixonado e amante de cervejas artesanais, sempre em busca da próxima breja!!!