Cervejaria Oktos (GO) tem cerveja premiada entre as melhores do Brasil!

A New England IPA da Oktos conquistou medalha de bronze em concurso cervejeiro nacional, sendo a única medalha conquistada pelo estado de Goiás na competição.

Arthur Steckelberg
Cinema e Cerveja
3 min readAug 20, 2019

--

Logo oficial do evento (imagem do Google)

Na semana passada, nos dias 13, 14 e 15 desse mês, ocorreu a segunda edição da Copa Cerveja Brasil, concurso cervejeiro anual e itinerante organizado pela Abracerva. A divulgação do resultado foi realizada na noite de sexta-feira (16), durante a ExpoBrew em Vitória (ES). O concurso contou com a participação de mais de 40 juízes de todo o território nacional. Em relação a 2018, houve um aumento de 64,9% de marcas inscritas e 27,11% de amostras — o que é mais um forte indicativo do crescimento incessante do setor.

Com participação bem tímida, o estado de Goiás conseguiu apenas uma única medalha em todo o concurso — a medalha de bronze conquistada pela Oktos, com sua New England IPA. Nos últimos concursos nacionais, como o Concurso Brasileiro de Cerveja de Blumenau (SC), Goiás tem perdido prestígio ao passo que Mato Grosso e Brasília têm protagonizado a cultura cervejeira do Centro-Oeste em termos de representatividade e condecoração em concursos nacionais. Atualmente, a cervejaria Cruls (DF) é a mais premiada em concursos nacionais e internacionais de toda a região.

Em Goiás, a cervejaria mais premiada, tanto no Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) quanto na Copa Cerveja Brasil (CCB), continua sendo a Cervejaria Goyaz (Colombina), com 5 medalhas no primeiro e 2 medalhas no segundo. Esse ano, a cervejaria não conquistou nenhum prêmio em ambos concursos. Na edição deste ano do CBC, a Cervejaria Templária foi a única goiana agraciada com alguma premiação e entrou pra história como a primeira cervejaria goiana a conquistar uma medalha de ouro no concurso — atualmente, o maior do Brasil e o terceiro maior do mundo.

Logos da Cervejaria Oktos — linhas regular e especial, respectivamente. (Imagem do Google)

Todavia, não devemos nos desanimar com os últimos resultados! Nosso mercado e nossa cultura cervejeira continuam crescendo e se desenvolvendo saudavelmente, apesar de tudo. Novas cervejas, novas cervejarias, novos eventos… Enfim! Nada aponta para um desaceleramento de fato para nosso estado. Uma das possíveis causas desses resultados é certamente o fato de que os concursos cervejeiros no país estão cada vez mais competitivos. A cada ano, o número de marcas e de rótulos inscritos têm crescido juntamente com a qualidade dos produtos, conforme atestam os próprios juízes.

Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, reitera esse aumento de competitividade e qualidade. “Podemos perceber o crescimento geográfico do setor, com marcas premiadas em diferentes locais do país, mostrando que o movimenta está rompendo barreiras e chegando a novos lugares. Também é possível notar um aumento na qualidade das artesanais, visto que nesta edição tivemos mais medalhas distribuídas, para um número ainda maior de cervejarias, seguindo os mesmo rigor e critérios de avaliação de 2018”, comentou.

--

--