Três cervejas pernambucanas que levam café

José Jayme
Cinema e Cerveja
Published in
2 min readJan 25, 2019

Os iniciantes podem até estranhar essa combinação, mas os que já tem um pé no mundo da breja conhece esse casamento. Cervejas escuras oriundas da torra do malte geralmente trazem notas de café devido ao processo. E como um amor não sobrepõem o outro, muitos poligamos sensoriais que gostam de café e cerveja tem uma queda particular pelas stouts e porters. Para atrair mais ainda essa turma, muitas cervejas recebem adição de café em sua composição, e aí é que os aromas e sabores dessas duas bebidas explodem sua mente. O mercado nacional tem vários rótulos com essa pegada, mas separamos três pernambucanos que unem bem essas duas paixões:

Ekaut Coffee Stout

Numa parceria entre a Cervejaria Ekaut e a Café Yaguara Ecológica, situada no município de Taquaritinga do Norte (interior de Pernambuco), esse rótulo surgiu a partir da infusão de café Arabica Typica na Ekaut Extra Stout, rótulo de linha da cervejaria. O resultado são nítidos aromas e sabores de café e chocolate. A parceria deu tão certo que o rótulo foi premiado em 2018 no country winner Brazil — estilo Flavoured Stout — no World Beer Award.

Kaffe Amber Lager

O expertise da Kaffe Torrefação e Treinamento, casa recifense especializada em café, se juntou com a cervejaria Babylon para acrescentar café extraído pelo processo cold brew, técnica realizado a frio que potencializa seus aromas. O resultado é uma cerveja leve, refrescante, com um sabor marcante de café, contrastando com a tradicional potência das stouts.

Manguezal Coffee Stout

A cervejaria cigana Manguezal criou uma American Stout utilizando como base uma receita que já fazia sucesso nos tempos da panela. Na modalidade “Mapada”, buscaram parceria com a Cordel Cafés Especiais para criar uma Cold Brew a ser blendado com a receita. O produto final é uma cerveja bem maltada, com bastante potência nos aromas que todos nós queremos: chocolate e… café!

--

--