Confira os destaques do IV Concurso Interno da AcervA-GO

Premiação reúne competidores caseiros de Goiás e do Distrito Federal.

Arthur Steckelberg
Cinema e Cerveja
4 min readSep 3, 2019

--

(Imagem: AcervA-GO)

Iniciado em 2016, o Concurso Interno da AcervA-GO visa ao desenvolvimento da cultura da verdadeira cerveja artesanal — aquela que fazemos em casa, por puro deleite — em Goiás e no Distrito Federal. Ao longo das quatro edições realizadas, foram premiados mais de 20 competidores em cerca de 15 estilos diferentes — livres ou estabelecidos pela banca. A edição deste ano é mais um indicativo de que a nossa cultura tem prosperado saudavelmente perante as dificuldades enfrentadas em nosso país nos últimos anos, haja vista que esta edição contou com maior número de participantes e com maior qualidade das amostras inscritas em relação aos outros anos.

Equipe de especialistas durante julgamento na Escola Bräuhaus (Foto: AcervA-GO)

“Percebi que os cervejeiros estão em evolução. Além do aumento quantitativo, houve um claro aumento qualitativo nas amostas.” (Henrique Augusto, atual presidente da AcervA-GO)

O Concurso Interno da AcervA-GO segue os critérios e parâmetros estabelecidos pelo Guia de Estilos do BJCP (Beer Judge Certification Program) e as amostras são julgadas anonimamente — sem que os juízes tenham acesso prévio aos candidatos correspondentes a cada amostra. As amostras são avaliadas de acordo com a categoria inscrita conforme prescrição da edição de 2015 do BJCP (edição mais atual do programa), de forma que o julgamento seja o mais objetivo possível — com o mínimo de intervenção do gosto pessoal do juiz. Especialmente para o estilo Catharina Sour, o primeiro estilo brasileiro reconhecido pela instituição, foram adotados os critérios designados pela Abracerva; os quais se diferenciam dos do BJCP apenas no quesito de aceitar condimentos e especiarias. A amostra que recebeu medalha de bronze na categoria tem adição de cupuaçu e gengibre (em termos de gosto pessoal, foi a minha favorita); segundo os parâmetros do BJCP, a candidata poderia ter sido penalizada pelo gengibre e, assim, perderia sua posição no pódio.

Amostras servidas anonimamente aos juízes (Imagem: AcervA-GO)

O julgamento desta edição foi realizado nesse sábado (31/08), na Escola Bräuhaus. Neste ano, recebemos um total de 27 amostras, de 44 candidatos, nas categorias: Catharina Sour (10), Doppelbock (7) e New England IPA (10). Além de participantes da AcervA goiana, também contamos com participação de cervejeiros caseiros da AcervA candanga e da AnaBeer (Anápolis-GO). No próximo sábado (07/09), serão entregues os troféus e certificados aos vencedores na sede da ACervA-GO (Av. 6° Avenida, Qd. 44, LT 28, Leste Universitário, Goiânia — GO). Os resultados das competições anteriores podem ser conferidos neste link. Confira aqui a premiação completa desta edição:

— — 🌟 IV Concurso da ACervA Goiana — Resultado 🌟— —

— — — — — — — 🍺 Best of Show 🍺 — — — — — — —

🏆 Felipe Vancetto (AnaBeer) — Doppelbock 🏆

🍺 Estilo: Catharina Sour

🥇 Matheus Oyon Valentim (Candanga) — Catharina com cajá

🥈 Chalacon Badin (Goiana) — Catharina com caju e maracujá

🥉 Natan Medeiros Maciel (Goiana) — Catharina com cupuaçu e gengibre

🍺 Estilo: Doppelbock

🥇 Felipe Vancetto (AnaBeer)

🥈 Ricardo de Alarcão Soares (Goiana)

🥉 Fábio Sábba (Goiana)

🍺 Estilo: New England IPA

🥇 Jhonny David Echalar (Goiana)

🥈 Fábio Sabba (Goiana)

🥉 Walfredo Silva Pereira (Goiana)

🥉 Bruno Lourenço Ramos (Goiana)

Encerra-se, assim, mais um belíssimo Concurso Interno da AcervA-GO. Parabenizamos a atual gestão e todos os demais envolvidos na organização do evento, o qual se mostra fundamental ao desenvolvimento da cultura cervejeira local. Constata-se, ainda, uma clara evolução das amostras inscritas ao longo desses quatro concursos. “Percebi que os cervejeiros estão em evolução. Além do aumento quantitativo, houve um claro aumento qualitativo nas amostas.”, atesta Henrique Augusto, atual presidente da AcervA-GO. Esperamos que as futuras edições continuem crescendo tanto em quantidade quanto em qualidade, como foi o caso desta. Avante!

Juízes reunidos ao final do concurso (Imagem: AcervA-GO)

--

--