O diferente Empório Iracema

A experiência que tive num dos lugares mais aconchegantes da Asa norte.

Fernanda Delmondez
Cinema e Cerveja
3 min readFeb 6, 2018

--

Sexta-feira, 22h, chuva. Escolhi o Empório Iracema naquele 02 de fevereiro para me abrigar do mau tempo. Não poderia ter feito escolha melhor. Conversando com a Giovana Lima, proprietária da casa, uma das constatações mais ditas por ela era que o “Empório Iracema é diferente”.

Empório Iracema, leitor. Leitor, Empório Iracema.

A minha opinião? É verdade. Muitos dos aspectos da casa são singulares em relação aos demais bares de cerveja artesanal em Brasília: decoração, música, cardápio, oferta de drinks e, principalmente, atendimento.

Fui atendida por uma mulher. Fenômeno ainda raro no contexto cervejeiro, repleto de comportamentos machistas sutis e que passam despercebidos ao serem exercidos pelos atendentes homens, como a insistência em oferecer ajuda mesmo quando recusada e sugestão de cervejas cujo sabor “agrada mulheres”. Lá no Iracema, até os atendentes do gênero masculino possuem comportamento empático, sem insistência e descrença quando afirmamos já sermos sabidas em relação à cerveja.

Há dois anos, Giovana teve a ideia de criar um fidedigno empório: loja pequena e à meia-luz, decorada com objetos carinhosamente garimpados e que ofertava — além das bebidas e comidas do cardápio — geleias, frios, molhos, pastas e vinhos. Tudo meticulosamente pensado para valorizar produtos do Brasil. O esmero pelo negócio gerou bons frutos e a casa cresceu, passou por reformas e hoje tem quase o dobro do tamanho original, mas sem perder o aconchego e pessoalidade de um empório cujo nome é homenagem à bisavó Iracema.

A casa oferece cerveja artesanal na garrafa ou on tap, coquetéis da casa, drinks clássicos e opções de comidinhas. O cardápio, apesar de enxuto, agrada a gregos e troianos, tornando o Iracema o lugar ideal para trazer o convidado que não é tão chegado na cerveja. Ah! Cerveja! O que esperar da casa? 130 rótulos nacionais de cerveja artesanal orgulhosamente exibidos nos mostradores de madeira, dois chopps diferentes engatados todos os dias e seleção de garrafas já resfriadas nos freezers.

130 rótulos nacionais orgulhosamente exibidos pelas paredes do Iracema!

Falando em chopp, iniciei a noite bebendo os dois disponíveis daquela sexta-feira: uma IPA da brasiliense Máfia Beer e a Belgian Blond Ale da gaúcha Union. Também aproveitei a seleção contemplada pelos freezers e presenteei meu paladar com a sensacional Hocus Pocus Rabbit Hole — Imperial Stout com cacau, aveia, coco queimado e nozes negras.

Rabbit Hole da Hocus Pocus, mais potente que um tiro de fuzil.

Em momento algum cogitei que naquele dia beberia de barriga vazia, escolhendo batatas assadas para forrar o estômago. As “Batatas Bravas” — como são conhecidas no cardápio — eram temperadas com sal, alecrim e páprica picante. Para a sobremesa, a já tradicional e amada cheesecake da mama, acompanhada de calda de frutas frescas.

Gostou? “Batatas Bravas” no cardápio. De nada.

Uma da manhã e a chuva já havia passado. A pressa da noite me passou despercebida. Não sei de quem foi a culpa: da decoração meticulosamente pensada, da música agradável, do zelo e respeito dos atendentes, da comida e bebida deliciosas ou da energia prazerosa dissipada pelo lugar. Quer saber? Todo mundo é culpado nessa história. Bem que a Giovana me avisou que o Empório Iracema era diferente.

Empório Iracema

Endereço: CLN 116 Bloco B Loja 32, Brasília
Horário de Funcionamento:
- Terça e Quarta: de 16h00 às 23h00
- Quinta a Sábado: de 16h00 às 01h00
- Domingo e Segunda: Fechado

Facebook: https://www.facebook.com/iracemaemporio/
Instagram: @iracemaemporio

--

--