Green Book — (inspirado em) uma história real

Thais Miranda
Cinema e Cerveja
Published in
2 min readOct 1, 2019

A forma de organizar ideias desenvolvida pelos seres humanos é pautada por categorizações, assim a linguagem se estrutura, e consequentemente a visão de mundo também. Porém, nossas relações começaram a ficar complexas demais e as categorias não comunicam a realidade como ela é.

Green Book podia ser mais um filme importantíssimo sobre questões raciais, mas consegue ir além. O filme sobre um músico negro, Dr. Don Shirley, que sai em turnê pelo sul dos Estados Unidos, região abertamente racista. E depara-se com a hipocrisia de um povo que aplaude sua genialidade, ao tempo que o ridiculariza fora do palco.

A construção de uma relação com o motorista branco que possui uma personalidade completamente oposta a de Shirley é a alavanca para uma mensagem paralela: aceitação (pessoal e pública).

Em diversos momentos da narrativa os personagens falam de suas origens e de como isso moldou quem eles são, dando foco à forma que ambos transgrediram ao que era esperado deles a partir dos rótulos que foram impostos. Claro que o impacto disso foi diferente na vida de cada um, transformando um em alguém querido e o outro em um indesejado.

A história abre nossos olhos para o racismo velado que carregamos nas sombras do nosso imaginário sem perceber. Se você se considera super desconstruído, esse filme é para você, se sabe que não é, também.

Ficha técnica:

Título: Green Book (Original)
Ano produção: 2018
Dirigido: Peter Farrelly
Estreia: 24 de Janeiro de 2019 ( Brasil )
Duração: 130 minutos
Classificação:14 anos
Gênero: Biografia, Comédia, Drama
País de Origem: Estados Unidos da América

--

--