O Lobo de Wall Street — O retrato da nossa natureza animalesca e selvagem

Thais Miranda
Cinema e Cerveja
Published in
3 min readDec 2, 2019

O que mais você vai encontrar na internet sobre O Lobo de Wall Street são dicas de negócios/persuasão/vendas atreladas ao filme, eu, por outro lado, gosto de vê-lo como um retrato da nossa natureza animalesca e selvagem.

É uma história baseada em fatos, o que torna minha tese sobre ele ( ou sobre nossa sociedade) ainda mais verossímil. Temos um homem de classe média baixa, ambicioso e com o talento de persuasão acima da média, isso dentro de uma sociedade em que você precisa convencer as pessoas a transferirem o dinheiro delas para você por meio de troca. Sabendo disso, a matemática é simples: ele convence alguém com dinheiro a dá-lo para ele e enriquece fazendo isso repetidas vezes.

Mas o que isso tem a ver com natureza animalesca e selvagem? Bem, a construção da civilização que temos hoje é um retrato da lei do mais forte ( ou mais esperto). Quem conseguiu conqusitar (lê-se roubar) terras garantiu um futuro próspero para si e seus descendentes, nos trazendo aos dias de hoje com uma pirâmide social cheia de interpostos à ascensão dos grupos da base, afinal, não dá mais para cercar um terreno e chamar de seu simplesmente.

O Lobo de Wall Street foi o cara que conseguiu convencer aqueles que tinham a fazendinha a entregar boa parte de seus recursos voluntariamente e seu único erro foi ter se envolvido com pessoas menos sagazes que ele. É sempre bom ter uma matilha forte com você.

Mas ele é um criminosos condenado… conquistou sua fortuna ilicitamente… blá blá blá…

O homo sapiens não chegou à Terra com uma procuração de bens nas mãos, tudo que conhecemos como propriedade privada hoje foi roubo um dia. Então o assunto aqui não é moral nem ética. É adaptação para sobrevivência.

É sempre bom lembrar que somos bichinhos em busca de saciar nossas necessidades. Para nossa espécie, é dinheiro o que compra essa saciedade, então vamos nos adaptando para vencer o ecossistema predador da maneira que conseguirmos. Alguns em maior, outros em menor escala; porém, sempre tentando superar as regras do jogo.

Animais não se importam com suas presas desde que estejam bem alimentados no fim do dia. Dê uma boa olhada em volta e veja se a humanidade está se comportando de maneira diferente.

Ficha técnica

Nome: O Lobo de Wall Street
Nome Original: The wolf of Wall Street
Origem: EUA
Ano de produção: 2013
Gênero: Comédia dramática, Biografia
Duração: 180 min
Classificação: 16 anos
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Matthew McConaughey, Kyle Chandler, Rob Reiner, Margot Robbie

--

--