IFG de Luziânia realiza segunda edição do ETPCE

Evento é organizado pelo professor Dr. Igor Savioli, cervejeiro caseiro premiado e associado à Acerva Goiana

Arthur Steckelberg
Cinema e Cerveja
3 min readDec 3, 2019

--

Há dois anos, o Instituto Federal de Goiás (campus Luziânia) sedia o Encontro de Tecnologia na Produção de Cervejas Especiais, idealizado pelo professor Dr. Igor Savioli, do curso de Técnico Integrado em Química. O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro (sexta e sábado) e teve como principal objetivo difundir a cultura cervejeira para futuros profissionais capacitados a atuar na área, expondo-lhes os diferentes âmbitos de atuação no setor.

Seleção de insumos para o minicurso de Gestão Sensorial para Cervejeiro Caseiros (Foto: Igor Savioli)

Sabe-se que a cultura da cerveja artesanal tem se desenvolvido abundantemente em Goiás — inclusive, nosso mercado é um dos que mais crescem no Brasil, segundo dados do próprio MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Com isso, urge a necessidade à formação ampla e especializada de profissionais capacitados a atuarem nas diferentes áreas da cerveja artesanal goiana.

Para suprir tal demanda, o encontro contou com o apoio e a participação de cervejeiros e profissionais de todo o estado — além deles, a professora Dra. Carolina di Medeiros, pós-doutoranda na UFSCar, também ministrou uma palestra sobre leveduras e fermentação cervejeira. Confira a programação completa aqui:

Programação do Evento

Para o organizador, o evento cumpriu com as devidas expectativas, apesar de quaisquer eventualidades. “Tivemos dificuldade, pois já havia sido transferido para Inhumas e tive que organizar à distância. Mesmo assim creio que o evento não ficou devendo em nada. Trabalhos acadêmicos nas áreas de química e biologia; concepção de receitas de cerveja; produção e serviços envolvendo a cerveja e outras bebidas, como a kombucha; empreendedorismo com pessoas que atuam no mercado. Enfim, creio que alcançamos a meta com o excelente time de palestrantes que conseguimos reunir”, diz Savioli.

Lucas Amaral, um dos palestrantes, impressionou-se com a qualidade e com a profundidade com que os temas foram abordados ao longo do evento; destacando a importância da academia nesse processo. “Já fui a diversos eventos de grande porte do segmento e este não deixou a desejar em nada. Tivemos discussões altamente técnicas e bem aprofundadas sobre os temas tratados. Isso só é possível dentro da academia, com artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado etc. Já nos cansamos de ouvir falar sobre matérias-primas, por exemplo; porém não com a riqueza de detalhes e características técnicas e com embasamento realmente científico”. Além de sommelier de cervejas, Lucas também é professor universitário e desenvolve pesquisas acadêmicas referentes ao consumo de cervejas especiais.

Oficina de Produção de Cerveja Artesanal, com a Msc. Tainá Souza (Foto: Igor Savioli)
Participação do professor Dr. Igor Savioli na Oficina de Produção (Foto: Bruno Martinelli)
Elaboração de Receitas e Boas Práticas, com o cervejeiro premiado Natan Maciel (Foto: Igor Savioli)
Gestão Sensorial para Cervejeiros Caseiros, ministrado por Arthur Steckelberg (Foto: Igor Savioli)
Produção Artesanal de Kombucha, com o cervejeiro premiado Victor Júnior (Foto: Igor Savioli)

Sem dúvidas, uma iniciativa de suma importância para nosso mercado em crescimento. A Acerva Goiana mais uma vez demonstra sua força e seu comprometimento para com nosso mercado. Ano que vem, Inhumas nos espera!

--

--