Invasão Zumbi — Cinema Coreano além de Parasita

Thais Miranda
Cinema e Cerveja
Published in
2 min readMar 9, 2020

Se você é como eu, provavelmente nunca tinha ouvido falar do cinema coreano até o BUM de Parasita, filme que teve direito até a estatueta de melhor filme no Oscar deste ano. Inclusive, se não viu ainda, está comendo mosca. Mas eu não estou aqui para chover no molhado, muito já foi dito sobre Parasita, hoje eu quero falar sobre Invasão Zumbi.

É, vai ter texto sobre filme de zumbi, sim! Não importa que o tema pareça ter ficado para trás em 2018. Essa obra merece um remember, afinal é muito mais do que a premissa sugere.

Depois de The Walking Dead, associar crítica social a mortos vivos parece até uma temática esgotada, mas Invasão Zumbi mostra que não. Além de um retrato da sociedade, o filme consegue em apenas duas horas nos conectar com seus personagens em nível individual, tocando nas nossas feridas purulentas, mas bem camufladas.

Mesmo mexendo com nossas emoções, não deixa de ser um filme de ação. O roteiro nos faz ansiar pelos próximos acontecimentos. O desenvolvimento do personagem principal não atrapalha a construção de camadas dos demais, o que faz com que não seja um filme de um personagem só. A caracterização dos zumbis está incrível e não deixa a desejar nem um pouco.

Por que choras, Hollywood?

O contato com obras orientais mostra que as diferenças culturais não impedem que tenhamos exatamente os mesmos problemas e questões, como seres humanos e sociedade. E essa história traz isso à tona, ao mesmo tempo que entretém e garante o relaxamento de fim de semana.

Fica aí a sugestão.

Ficha técnica

Título: Invasão Zumbi ( Brasil), Busanhaeng (Original)
Ano de produção: 2016
Dirigido por: Yeon Sang-Ho
Estreia: 2016 (Brasil)
Duração: 118 minutos
Classificação: 14 anos
Gênero: Ação, Drama, Ficção Científica
País de origem: Coreia do Sul

--

--