Morena tropicana — Cervejas com frutas Alceu gosto

José Jayme
Cinema e Cerveja
Published in
4 min readOct 18, 2019

Essa semana será lançada a Tropicana, o uma fruit beer de Umbú e Cajá da cervejaria Colorado, com inspiração direta na música “Morena Tropicana” do músico pernambucano Alceu Valença. Velha conhecida de vários carnavais, Morena Tropicana faz um paralelo entre diversas frutas características do nordeste brasileiro com a sensualidade da mulher amada pelo protagonista da canção. Com uma letra fluida e bem trabalhada, acompanhada de um ritmo envolvente, a música é, ao mesmo tempo, uma aula sobre a flora nordestina e um chamariz para cair na folia momesca.

Das frutas citadas na música, muitas delas já foram utilizadas como matéria prima de diversos rótulos de cervejas, e listamos alguns deles para embalar sua próxima degustação com os amigos:

1. “Da manga-rosa quero o gosto e sumo…”

Apesar do nome, o “rosa” não se refere apenas a cor da manga e sim a uma variedade que, comparada as demais, tem uma quantidade média de fibras e é bastante consumida in natura (como sugere a canção). E como o aroma e sabor de manga são características sensoriais bastante presentes em lúpulos americanos, não seria difícil encontrar uma cerveja que usasse manga para reforçar esse aspecto. Encontramos diversos rótulos e nos demos ao luxo de buscar um que usasse a variedade citada na música em sua composição. Encontramos a Ruradélica Manga Rosa Ale, uma NEIPA que foi feita em lote único, ou seja, quem bebeu, bebeu. Quem não bebeu, não bebe mais.

2. “Melão maduro, sapoti, juá”

Talvez algum cervejeiro caseiro tenha se aventurado em usar sapoti e juá em suas cervejas mas não encontramos nenhuma cerveja comercial com esses ingredientes. Ao contrário do melão, que aparece em diversos rótulos como o Don Lazaro Weissbier com Melão da cervejaria holandesa 4 Islands.

3. “Jabuticaba, teu olhar noturno”

A cor e o brilho dessa fruta foram inspiração direta para os olhos da morena tropicana. Eo dulçor dessa fruta foi utilizada para compor a Catharina Sour Jabuticaba da cervejaria Lohn Bier.

4.”… Beijo travoso de umbu-cajá”

Esse híbrido entre o umbu e o cajá tem duas características sensoriais que a letra da música já nos entrega: a adstringência e o azedume. Acreditávamos que seria difícil encontrar uma cerveja com uma fruta tão exótica mas, sim, a Cervejaria Caatinga Rocks criou a “Alagoas Pale Ale”, uma cerveja sazonal lançada em 2017 em comemoração aos 200 anos do estado de Alagoas e que, infelizmente, já teve seu lote encerrado.

5. “Pele macia, ai, carne de caju”

Bem suculenta, doce e, como a letra já diz, macia, o caju facilmente seria adotado por alguma receita. A própria cervejaria Colorado tem a Nassau, uma White IPA que usa Caju em sua composição, mas já que citamos a cervejaria no inicio, escolhemos a Tupiniquem Saison de Caju para a lista.

6. “Saliva doce, doce mel, mel de uruçu”

Único representante de origem animal de nossa lista, o mel citado na letra da música é específico da abelha uruçu, nativa da America do sul e que não possui ferrão. Devido a ameaça de extinção, seu mel não pode ser comercializado hoje em dia, então nos demos a liberdade de escolher uma que levasse mel de qualquer variedade. Para fugir novamente da Colorado, quem tem um rótulo com mel, optamos pela inglesa Waggle Dance.

7. “Linda morena, fruta de vez temporana, caldo de cana-caiana, vem me desfrutar”

Mais uma sazonal nessa lista, para nossa tristeza. A Hopbros, cervejaria alagoana, lançou em parceria com a cachaçaria Caraçuipe, uma Saison que levava caldo de cana na receita. Sim, levava, pois essa é mais uma sazonal que que não teve continuidade.

8. Extra: “Morena tropicana, eu quero teu sabor”

E se alguma cervejaria maluca inventasse de usar todos os ingredientes da música numa única cerveja? A cervejaria maluca tem nome e se chama Raffe, do Rio Grande do Norte. Em 2018, quando completou 1 ano de vida, a Raffe fez uma festa com diversos rótulos, entre eles a experimental “Morena Tropicana”. Com 12% de ABV, a cerveja levava nada mais, nada menos, que os 12 ingredientes citados na música: manga rosa, melão, sapoti, juá, jabuticaba umbu-cajá, cajú, mel e caldo de cana!

Essa é pra beber e gritar em uníssono: Ô, iô, iô, iô

--

--