Projeto Flórida — tardes desocupadas olhando pela janela

Thais Miranda
Cinema e Cerveja
Published in
2 min readJan 13, 2021

Assistir “Projeto Flórida” foi como ser uma vizinha curiosa observando pela janela. Poucas vezes na vida vi um filme em que os personagens não pareciam uma obra de ficção, você realmente acredita que eles existem e estão ali, vivendo ao seu lado.

Diante disso, a história tinha tudo para ser contada de maneira pesada e angustiante, o que não acontece. Talvez pelas imagens filmadas a partir da perspectiva das crianças, talvez pela atuação brilhante delas, que transforma tudo, como um filtro infantil, não sei.

Fato é que somos levados a conhecer o “lado b” da “Terra das Oportunidades”, onde não há magia e nem glamour. Onde o turista em busca de alienação tem verdadeiro horror de colocar os pés.

Toda a narrativa construída faz você querer conhecer mais sobre aquelas pessoas. Nenhum tipo de interpretação é imposta para nós sobre vilões e mocinhos. Somos apenas convidados a sentar e observar a vida acontecendo.

Porém, uma coisa que não saiu da minha cabeça, do começo ao fim, foi: O QUE COLOCAM NA ÁGUA DESSAS CRIANÇAS?

Elas são simplesmente incríveis! Não existe nada parecido entre os atores mirins BR (meu orgulho tupiniquim que me perdoe, mas não há!). O grande trunfo de “Projeto Flórida” é a veracidade que as crianças passam, combinados com diálogos marcantes. E por que não dizer ?

Poéticos!

Se não acredita, assista essa obra no seu próximo tempo livre e venha dizer se estou errada.

Ficha técnica

Título: The Florida Project (Original)
Ano produção: 2017
Direção: Sean Baker (II)
Estreia: 1 de Março de 2018 ( Brasil )
Duração: 115 minutos
Gênero: Drama

Não recomendado para menores de 16 anos

--

--