Quatro cervejarias pernambucanas que homenageiam mulheres

José Jayme
Cinema e Cerveja
Published in
3 min readMar 8, 2019
Foto na Oxetoberfest (acervo pessoal)

Quem ainda diz que cerveja e mulher não combinam, volte duas casas no jogo cervejeiro. Melhor, comece o jogo do inicio, pesquise sobre a história do mundo da breja, as grandes mulheres que fazem dessa bebida o que ele é hoje e ai sim você pode reabrir seu tabuleiro.

De mão dessa importância, não são poucas as cervejarias que homenageiam mulheres em seus rótulos, ou mesmo no nome da marca. E aproveitando que sou pernambucano, separei quatro cervejarias de meu estado que fazem referencia as mulheres.

Capibabier

Seus rótulos homenageiam mulheres de uma forma geral. Figuras fortes, imponentes, sensuais, sempre referenciando a personalidade delas com as receitas da cervejaria. A Lagertha, guerreira viking, ilustra sua IPA e a Roxxane, da música do The Police, estampa a lager.

Fodástica beer

Fodástica Beer (reprodução/instagram)

Outra cervejaria que também tem em sem seus rótulos mulheres de personalidade, escolhendo personagens históricas pouco citadas pelos livros para estampar suas cervejas. Angela Davis, que dá nome a Imperial IPA da cervejaria, foi uma militante pelos direitos das mulheres e dos negros nos EUA. Já a Lilo Gloeden, que da nome a Rauchbier, auxiliou uma fracassada conspiração contra hitler, sendo executada pelos alemães, enquanto a Roza Shanina, habilidosa atiradora soviética, empresta nome a imperial Stout.

FriedaHaus

Dona Frieda (reprodução/instagram)

Todo cervejeiro que começou na cozinha de casa tem que agradecer a uma mulher em especial: sua mãe. É ela que pacientemente acolhe toda a sujeira e tralha de um cervejeiro caseiro. E para honrar essa que quase sempre é a primeira a apoiar a cervejaria em sua fase embrionária, os meninos da FriedaHaus deram a cervejaria esse nome em homenagem a dona Frieda, mãe de um dos sócios e que sempre cedeu sua casa para que os cervejeiros dessem suas primeiras brassadas.

Symoa

Symoa beer (reprodução/instagram)

Outra homenageada que dá nome a própria cervejaria, Simôa Gomes foi responsável por doar as terras que deram origem a cidade de Garanhuns, no interior de Pernambuco. Simôa herdou a coragem do avô e era vista sempre andando a cavalo e com uma pistola na cintura.

--

--