O abençoado Santuário

Santuário: local sagrado, abrigo para peregrinos, ambiente de devoção.

Fernanda Delmondez
Cinema e Cerveja
4 min readSep 28, 2018

--

A esperança de ter a prece atendida é o que move extensas peregrinações para os santuários espalhados mundo afora. E, assim como o romeiro sedento pelo milagre, procurei por um local de devoção em busca do meu líquido sagrado: cerveja.

Fraca e ávida por um gole de malte líquido gelado, finalmente encontrei um Santuário de portas abertas na 214 norte. Lá, fui calorosamente acolhida por um fiel chamado Spot. Sorte a minha!

Este rapaz garboso é o tal do Spot

Spot, ou Daniel Amaro para os íntimos, foi o concebedor do Santuário — Casa da Cerveja. Empreendedor desde 2002, é um dos principais nomes de Brasília nas áreas de arte, música e empreendedorismo. Buscando valorizar a cena cultural brasiliense, está sempre produzindo shows, festas e eventos, como a Moranga, “Cineme-se: filmes e música” e a MADRE™. Mas, mesmo já tendo feito tanto pela capital, Spot queria mais: entregar à Brasília um bar que ainda não existia por aqui.

Santuário, leitor. Leitor, Santuário.

O ano era 2013. Praticando a ebriedade em algum bar careta, um grupo de amigos discutia o porquê de não existir um estabelecimento com mais ofertas de chopp artesanal na cidade. Naquela época, encontrar um lugar legal e com chopp diferente só era possível em São Paulo. Dessa lacuna veio a ideia do Santuário: modelo de bar inexistente em Brasília, que só tocaria rock’n’roll, ofertaria muita cerveja artesanal e teria um balcão grande — para receber bem os que chegassem desacompanhados.

E assim, em junho de 2014, o Santuário abre as portas e mostra aos peregrinos brasilienses que a cerveja é sagrada e digna de adoração. E todo o cuidado e respeito pelo líquido santo rendeu à casa uma série de premiações: primeiro e segundo lugar no Veja Comer e Beber pela melhor carta de cervejas especiais, Prêmio Brasília Show Gastronomia, Prêmio Beba Brasília e citação na Revista Gula como um dos “10 locais a se conhecer de cerveja especial no Brasil”.

Para manter tamanho padrão de qualidade, Spot faz um trabalho apurado de curadoria das cervejas, procurando o que existe de melhor e novo nas cervejarias brasileiras. Naquela sexta-feira, por exemplo, fui recebida com a excêntrica Hocus Pocus Kambô, com lactose, coco torrado, baunilha e muito café.

Hocus Pocus Kambô A.K.A. café espresso

Mas se você preferir clássicos, saiba que o Santuário não trabalha só com novidades. São, aproximadamente, 100 rótulos em garrafa e 12 torneiras de chopp que tentam abarcar todos as escolas cervejeiras. Tanto que, depois da Hocus Pocus, dei continuidade à peregrinação com um tradicionalíssimo pint de Guinness:

Tão apetitoso que quase não sobrou para mim…

De forma geral, a oferta das torneiras do Santuário é dividida em três chopps IPAs, três representantes das escolas clássicas — alemã, belga e inglesa — , duas cervejas brasilienses e, por fim, uma escura com maior potência alcoólica. Quanto às demais, estas são uma miscelânea conforme o beerhunting feito pelo Spot.

Exemplo da divisão de cervejas nas doze torneiras do Santuário

Para comer, o Santuário oferece opções gastronômicas simples, básicas e gostosas, concebidas para harmonizar com as cervejas oferecidas. Mas se você estiver com fome para refeições mais robustas, sugiro que apareça lá às sextas ou domingos, que são os dias em que o Santo Burguer é ofertado. Como esse não era o meu caso, escolhi a Santíssima Trindade, que é uma seleção de três salsichas de excelente qualidade: Cocktail (suína defumada), Cervela (bovina com alho) e Viena (suína e bovina levemente defumada).

Santíssima Trindade: seleção das linguiças Cocktail, Cervela e Viena

Às duas da manhã encerrei a minha sexta-feira de oração. Ainda bem que o meu momento santo não foi o Ramadã. Jejuar com opções tão abençoadas seria uma heresia.

Santuário — Casa de Cerveja

Endereço: CLN 214 Bloco C Loja 27, Brasília
Horário de Funcionamento:
- Terça: de 12h30 à 00h00
- Quarta, quinta e sábado: de 12h30 à 01h00
- Sexta: de 12h30 às 02h00
- Domingo: de 12h30 às 23h00

Facebook: https://www.facebook.com/SantuarioCC/
Instagram: @santuariocc

--

--