Sete Minutos Depois da Meia-Noite — Todos vamos morrer

A inconveniência de lidar com o óbvio.

Thais Miranda
Cinema e Cerveja
2 min readSep 2, 2019

--

Essa semana a mãe e o pai de diferentes amigos abandonaram suas formas físicas neste mundo. Saíram exatamente como chegaram, completamente sozinhos. O evento me fez lembrar de um filme: Sete minutos depois da meia- noite ou, se preferir, A monster calls. Particularmente acho “ um monstro chama” mais poético, embora a morte não tenham que ser rodeada de lirismo.

A questão é que o filme toca em pontos mais delicados do que a morte: sentimentos. E o breve contato que tive com essa situação me mostrou que essas reações químicas no nosso cérebro, desencadeadas por padrões construídos ao longos dos anos em sociedade, são a real treta.

O luto — negação, raiva, barganha, depressão e aceitação — envolve nuances comportamentais, tanto individuais, espontâneas e recriminadas; quanto coletivas, esperadas e estimuladas. A história é um convite a olhar diretamente para dentro de si e encarar sem máscaras o que uma perda pode provocar.

É tirando a poeira dos cômodos escuros que encontramos o verdadeiro bicho-papão, o luto tem mais a ver com o que encontramos na salinha da bagunça do que com quem se foi. “Sete minutos depois da meia-noite” escancara a complexidade humana diante de algo que deveria ser natural, mas transformamos em acontecimento.

História de uma criança que tem que lidar com uma mãe em estágio terminal, um pai ausente e uma avó…bem, velha. Tom de conto de fadas que chega com um murro no estômago e dois ponta-pés na sua bunda.

Se você anda espalhando por aí que lida super bem com o mistério do pós-morte, saiba que eu te acho um mentiroso. Dê uma chance para essa narrativa e descubra quais lições uma árvore com voz grave pode te ensinar. Eu tive sorte de aprender antes de precisar efetivamente, pode ser que ela te ajude também.

Apenas não desperdice lições grátis.

Ficha técnica

Título: A Monster Calls (Original)
Ano produção: 2016
Direção: J. A. Bayona
Estreia: 5 de Janeiro de 2017 ( Brasil )
Duração: 108 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero: Drama, fantasia

--

--