05 razões pelas quais gostamos tanto de filmes!

Rebecca Albino
CineOpinativo
Published in
3 min readSep 17, 2017

--

É difícil encontrar razões em algo que se sente, mas consegui.

Por que as pessoas gostam tanto de filmes? É até difícil encontrar razões em algo que se sente para elaborar um início para esse artigo. Filmes são bons, filmes são legais e gosto deles, mas apontar razões…?

Vamos por partes.

Filmes são mágicos para mim, e eu sempre gostei de mágica — aquele poder de transformar uma coisa em outra, ou de fazer algo surgir do nada, mas principalmente o fato de encantar. E também causar susto, medo, riso, expectativa. Fazer um filme é fazer mágica.

Digo por mim: é muito mais fácil lembrar de cenas e diálogos inteiros do que o início de uma música. Mas unir música ao filme, principalmente quando se preocupam em casar bem as duas coisas, é sensacional.

Os filmes também são uma espécie esquisita de escola. Às vezes você vê uma situação ruim em um filme e procura se cuidar para não repetir aquilo na sua própria vida. Um dia, no entanto, você percebe que não adianta evitar tal e tal coisa, pois qualquer coisa pode gerar algo não tão bom ou muito bom.

Quando aprendemos através do entretenimento, tudo fica mais fácil também. Através de histórias, tudo fica mais natural. Quem me dera seno, cosseno e tangente fossem ensinados através dos filmes na escola. Provavelmente teria aprendido ao invés de ter decorado (mentira, nem isso consegui).

Por fim, encontrei cinco razões pelas quais gostamos tanto de filmes:

1) Pois eles nos distraem

Os filmes têm o poder de nos tirar da nossa realidade por duas horas — ou pelo tempo que ele durar. Os filmes nos tiram da nossa rotina, de uma situação ruim, chata ou de qualquer outra banalidade que possa se incluir aqui. Principalmente se assistido no cinema, onde o ambiente é elaborado para um mergulho na obra, um filme pode ser quase terapêutico.

2) Pois nos identificamos com eles

Através dos filmes podemos viver realidades que, talvez, nunca cheguemos a experimentar. Mais ainda quando o conflito oferecido na tela ou a personalidade de um personagem dê match com a nossa própria vida. Essa transferência pode nos divertir, nos encantar e até mesmo a nos ajudar a encontrar soluções ou, em alguns casos, nos fazer respirar aliviados sabendo que tudo vai dar certo no final.

3) Pois somos apaixonados por histórias

E não falo apenas das histórias contadas em filmes, grande parte da nossa vida é regida por narrativas desde que nascemos. Mesmo que a gente pegue uma história pela metade, seja na TV ou por alguém contando, é fácil ser capturado e acabar se interessando por sua continuidade.

4) Pois é um assunto curinga

Dificilmente encontra-se por aí alguém que não goste de filmes e, por isso, é geralmente um assunto comum em toda a mesa. Pode até ser que você encontre pessoas que não tenham o hábito de assistir, mas é comum encontrar ouvidos dispostos a receber alguma indicação ou ouvir a história de algum filme que você tenha gostado.

5) Pois eles nos inspiram

E todo mundo ama inspiração, nós temos necessidade de inspiração. Através dos filmes, as histórias contadas podem nos fazer acreditar que uma superação é possível, que algo muito bom pode acontecer se nos esforçarmos, que quando chegar a hora você irá encontrar um grande amor ou realizar um sonho etc. Sabe aquele momento antes de dormir em que você imagina um monte de coisas que seriam sensacionais se acontecessem? Não se engane, com certeza vários filmes foram baseados nessas vontades.

Deixe suas razões nos comentários! :)

--

--

Rebecca Albino
CineOpinativo

Ama Cachorros, Cinema, Cerveja e Carboidratos. Ah, e Calvin & Haroldo!