Você quer fazer Cinema? Então faça!

Rebecca Albino
CineOpinativo
Published in
3 min readAug 20, 2017

--

Aquele texto para você não desistir dos sonhos

É bem provável que eu não te conheça. Talvez você esteja tentando se decidir se vai cursar Cinema na faculdade ou talvez você já tenha passado dessa fase, mas não tem problema. O texto vai servir para você também.

Geralmente falar que quer estudar Cinema não causa a mesma reação de admiração de quem fala que irá fazer Medicina. Mas, acredite, não há nada de demais nisso. Embora seja de fato um pouco desestimulador, a vontade tem que ser independente. Não fique esperando que as pessoas entendam.

Dedicar-se a uma carreira na área do Cinema é sempre algo que causa dúvidas. Se a gente começar a conversar aqui sobre mercado de trabalho, provavelmente você não irá cursar Cinema. Mas se resolvermos ficar nesse papo, você vai acabar se perguntando: afinal, o mercado de trabalho está bom para alguém?

Foi-se o dia que cursar essa ou aquela área era sinônimo de ter emprego certo, duradouro, promissor e tal. Mas não é mais. Além da crise financeira e política que o Brasil enfrenta no momento, a verdade é que não temos como saber. A vida tem dessas: não tem como dar certeza absoluta de nada.

Motivados pelas carreiras mais tradicionais, às vezes a gente acaba apostando em cursos vagamente similares pensando em depois que me formar, volto e faço o que sempre quis e depois percebe que, quanto mais o tempo passa, mais difícil isso fica.

Afinal, você já terá encarado uma formação, provavelmente já estará empregado e com outros objetivos. Voltar a sentar na cadeira da graduação, assistir aula depois de um dia inteiro de trabalho e chegar em casa tarde, talvez não esteja no seu plano mais imediato. Bate preguiça, eu sei!

Agora, se bater a vontade, não pensa e se joga. Eu, por exemplo, fiz um curso de um ano de Roteiro. Foi caro, foi. Foi cansativo, foi. Tinham dias em que chegava em casa quase uma da manhã, por causa da distância da escola. O que mais ouvia das pessoas da minha área de formação era “Legal, mas e o retorno?”

O retorno foi pessoal, nem sempre o financeiro ou empregatício trazem a tão querida satisfação. Finalmente estava fazendo algo que curtia demais e que agora, durante e depois do curso, sei que curto muito mais. Expandiu minha visão e aumentou minha vontade não só de aprender, mas fazer muito mais.

Portanto, se você quer fazer Cinema, faça. Seja na sua graduação, especialização ou pegando uma câmera para ver no que vai dar! O importante é dar o passo mais difícil, o inicial.

Abaixo deixo algumas ideias que podem te inspirar a não deixar suas vontades para trás!

Cursos

Felizmente existem muitos cursos disponíveis na área do Cinema com as mais variadas durações, entre eles: Edição, Roteiro, Iluminação, Direção e por aí vai. Geralmente os custos são altos, mas disso não há tanta escapatória uma vez que fazer Cinema é caro mesmo.

Internet

Entre blogs, canais de Youtube e artigos, o que não falta é conteúdo voltado para análises de filmes, segredos de produção, detalhes técnicos, troca de ideias (como estamos fazendo) e muita coisa legal que pode enriquecer seu olhar sobre fazer Cinema. Além, é claro, de melhorar sua percepção ao assistir longas. Amém internet!

Livros

Uma ida a livraria e você pode ter várias opções para ampliar seu conhecimento na área cinematográfica. Além de obras sobre Linguagem, Roteiro e Crítica, também encontra-se livros com entrevistas com diretores e outros profissionais — algo bem legal para se ter uma nova perspectiva e entendimento da área.

Amigos

Fazer cinema não é barato e não é fácil. Se você tiver amigos que se interessam pela sétima arte, procure conversar sobre o assunto com eles. Juntem-se para fazer alguma coisa: curtas, canais no Youtube, roteiros, documentários, séries etc. É importante ter organização e foco, mas mantenha as expectativas alinhas com a realidade para não ficar frustrado e com vontade de desistir.

E tentar, tentar muito

Exercite seu poder de contar uma história, seja na forma escrita, mas também na falada. Faça caixas de luz artesanalmente para melhorar a iluminação. Se não der para comprar uma câmera, pegue seu celular e grave. Procure ao seu redor formas de fazer belas imagens com poucos recursos. Quando não se tem investimento, o negócio é ser criativo!

--

--

Rebecca Albino
CineOpinativo

Ama Cachorros, Cinema, Cerveja e Carboidratos. Ah, e Calvin & Haroldo!