Stranger Things, Nancy Wheeler e a heroína de que precisávamos

Letícia Magalhães
Cine Suffragette
Published in
6 min readNov 24, 2017

--

Este é um guest post escrito por Tina Kakadelis

Natalia Dyer como Nancy Wheeler (Foto: reprodução)

Recentemente, Hollywood tem feito muito alarde sobre “personagens femininas fortes” e algumas pessoas *aham JAMESCAMERON*, pensam que uma mulher só pode ser forte se ela for como um homem. Bem, Nancy Wheeler e a segunda temporada de Stranger Things chegaram recentemente para provar que você está errado, James Cameron.

Então, como todos nós sabemos, na primeira temporada houve a morte da melhor amiga de Nancy, Barb. Num primeiro momento pareceu que ninguém se abalou com a morte de Barb. Eu estou certa de que a única razão para minha mãe ter se viciado na série é porque ela se tornou capitã da campanha Justiça para Barb. E nesta temporada Nancy vai mostrar seu valor para a minha mãe.

Um dos meus principais problemas com toda essa coisa de “mulher forte” é que em muitas ocasiões os roteiristas tentam retirar dela todos os atributos considerados femininos. Assim, as mulheres fortes da ficção não usam vestidos nem gosta de rosa e outras coisas do tipo. Por alguma razão idiota, a sociedade vê coisas femininas como sinal de fraqueza. Obviamente, isto não é verdade. Eu sei que não é verdade, você sabe que não é verdade, mas o mundo ACHA que é verdade (A diretora Patty Jenkins sabe que isso não é verdade. Mulher Maravilha é um exemplo claro de que coisas femininas não são sinal de fraqueza,).

(Foto: reprodução)

Nancy Wheeler é uma nerd bonita e vaidosa, e ela começou uma grande cruzada de vingança em nome de sua melhor amiga morta, Barb. Nancy não tem um histórico como lutadora de artes marciais ou qualquer outra coisa remotamente violenta, mas quando se trata de sua melhor amiga, isso não importa. Ela mergulha de cabeça no perigo porque ela ama tanto sua melhor amiga, e está com muita raiva que ninguém tenha se importado com a morte de Barb.

A cada momento, é Nancy que toma a dianteira. Os meninos ao redor dela são nervosos, cautelosos e raramente dão o primeiro passo. É Nancy que faz o plano e convoca Jonathan. A cicatriz de batalha de Nancy, conquistada ano passado, é maior que a dos meninos. É Nancy que consegue algo tão simples quanto um quarto de hotel no meio da noite.

Nancy é corajosa pra caramba.

Provavelmente o que eu mais gosto em Nancy na segunda temporada é que ela nunca perde a feminilidade. Não é algo que a impeça de salvar o dia. É simplesmente parte de quem ela é. Quando ela está fazendo as malas para sair e salvar o mundo, ela escolhe um pijama cor de rosa. E o coloca numa mochila com estampa floral. A feminilidade de Nancy não a impede de ser forte, e isso é muito bacana.

(Foto: reprodução)

Nancy entra no escritório do investigador Murray, o ataca, e descobre o que fazer para que as pessoas se importem com o que aconteceu com Barb. Tudo isso enquanto Jonathan e Murray apenas ficam quietos num canto, sem ajudar em nada. Mas Nancy está ali, assumindo o comando. Ah, e ela também bebe vodka como uma campeã.

Nancy Wheeler é tudo isso, e ainda tem total controle sobre sua sexualidade. Seus sentimentos por Jonathan chegam a um clímax e eles acabam transando no quarto de hóspedes de Murray — algo que fica apenas implícito. No café da manhã no dia seguinte, Murray faz um comentário maldoso sobre o sofá dobrável em que Jonathan insistiu em dormir, mas que definitivamente NÃO foi usado. Numa divertida inversão de papéis, é Jonathan que fica desconfortável com as insinuações de Murray, enquanto Nancy permanece sentada ali tomando suco de laranja, com um sorriso presunçoso.

Quando Jonathan e Nancy deixam a casa de Murray, ele oferece a eles uma garrafa de vodka e outra de refrigerante. Nancy pega a de vodka e Jonathan a de refrigerante, quase deixando subentendido que Nancy pode com a força e o sabor da vodka, enquanto Jonathan deveria se limitar a tomar coisas mais fracas como refrigerante. (Há um grande salto de interpretação aqui, mas foi válido).

Eu espero que Nancy Wheeler seja a primeira de uma série de heroínas. Uma heroína em sintonia com quem ela realmente é — seja quem for. Apenas alguém que é confiante e forte o suficiente em relação a todas as suas características e estranhezas. Nancy é ousada por causa do amor pela amiga que perdeu. No final das contas, eu diria que é uma forte amizade entre as meninas que incita Nancy a se tornar uma guerreira.

Melhores amigas (Foto: reprodução)

Eu não acho que isso é necessariamente o que os irmãos Duffer queriam, mas é a maneira como eu vi o arco narrativo se desenvolver. Nancy Wheeler se tornar uma incrível caçadora de monstros em nome da melhor amiga é a mais verdadeira interpretação da amizade “ride or die”. Como minha irmã disse, “Barb já está morta e Nancy ainda está lutando”. De certa maneira, a segunda temporada de Stranger Things é uma carta de amor ao modo como as amizades afetam profundamente nossas vidas.

Quero dizer: pense em quem era Nancy antes que tudo começasse. Ela tinha medo de sair às escondidas para ficar com o namorado. E agora ela está liderando um grupo para salvar o mundo. E arrancando telefones da parede. Quando os cães maléficos estão cercando a casa dos Byer e Hopper está gritando com Jonathan e perguntando se ele sabe usar uma arma, Jonathan responde gaguejando. É Nancy que dá um passo à frente, sem demonstrar dúvida, e responde que sim, ela sabe usar uma arma. E eu não posso esperar para ver a geração de garotas que vão crescer assistindo a Nancy Wheeler usando um coque e pegando uma arma para botar para quebrar.

(Foto: reprodução)

É a reação rápida de Nancy que salva a vida de Will.

A fita que Nancy grava em segredo é a razão para que o mundo mude.

Nós somos treinados para esperar que os meninos se destaquem quando há perigo. Todos estes filmes sobre crianças que desafiam as probabilidades e salvam o mundo são protagonizados por meninos. Não importa quão geek ou nerd ou implausível, ninguém duvida da capacidade que um menino tem de salvar o mundo. A garota é normalmente relegada a um papel coadjuvante e nem chega a ver a ação acontecendo.

Este poderia facilmente ser o caso de Nancy. Ela é a irmã mais velha de um dos personagens principais. Não há razão para que ela tivesse o papel que teve. Eu perdi a conta de quantos filmes eu vi que tinham a irmã mais velha como uma figura antipática que nunca se juntava à ação.

Por isso eu fiquei 100% surpresa porque Nancy Wheeler tem um Trapper Keeper (um tipo de pastinha estudantil), usa um pijama rosa e é parte integral do salvamento de Hawkins. E nada me faz tão feliz, porque isso destrói completamente o estereótipo de que você tem de escolher ser bonita OU forte. Nancy Wheeler é bonita, forte e vai acabar com você enquanto toma vodka. Ela é uma heroína maravilhosa para mim.

A atriz que interpreta Nancy disse uma vez que seu sonho para a personagem era ver Nancy raspando a cabeça, pintando o cabelo de loiro, e vingando a morte de Barb. Nancy ainda é morena, mas seu cabelo está mais curto e ela com certeza está vingando a morte de Barb. Minha irmã também disse que adoraria ver uma série derivada só sobre Nancy caçando monstros, e eu tenho de concordar. Nancy Wheeler salvando o dia enquanto seu marido-troféu, Steve Harrington, fica em casa e cuida das crianças. Eu quero ver isso.

Concluindo: Nós Confiamos em Nancy Wheeler.

Visite o site de Tina (em inglês), Burn Before Reading, e siga Tina no Twitter: @captainameripug.

Você quer ter seu texto publicado no Cine Suffragette? Entre em contato conosco: cinesuffragette@gmail.com

--

--