Entrelinhas #1

Felipe
cinetorio
Published in
4 min readMay 21, 2018
#1

Coletânea de pequenas opiniões a respeito de produções cinematográficas assistidas recentemente.

The Survivalist (Stephen Fingleton, 2016)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt2580382
★★★★★★✩✩✩✩
Sinopse

Neste drama pós-apocalíptico em que a única forma de conseguir alimento é com plantações, um homem é ameaçado por duas mulheres que estão com fome e que querem morar com ele.

A tônica de produções em que a história se passa em um futuro distópico e apocalíptico, por via de regra, é de desconfiança. Todos são um risco potencial à sua sobrevivência e, por isso, a hostilidade sempre será o cartão de visitas.

Em “The Survivalist” (2016) isso não é diferente; inclusive, do que nos é apresentado, outros humanos são a única ameaça. Seu diferencial para os outros filmes do gênero, é uma ambientação muito bem construída: um cenário atípico e claustrofóbico e a ausência de trilha sonora são utilizados de maneira eficiente, construindo uma grande tensão. Só de ter conseguido fazer isso com eficiência, já consegue se destacar.

Embriagado de Amor (Paul Thomas Anderson, 2002)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0272338/
★★★★★★★✩✩✩
Sinopse

Barry Egan é o dono de um pequeno negócio, dominado por sete irmãs e incapaz de se apaixonar a não ser que o amor o encontre. Quando uma misteriosa mulher aparece em sua vida, acontece uma explosão de emoções: sentimentos de raiva, paixão, luxúria e confusão.

Paul Thomas Anderson nos entrega aqui um filme excêntrico em que, a cereja do bolo, pode ser considerada como uma ótima atuação do Adam Sandler que durante 95 minutos atravessa por situações como encontros familiares enlouquecedores, um possível golpe em uma promoção de milhas aéreas e um golpe em um tele-sexo.

Apesar do enredo trazer em si elementos que, perigosamente, poderiam torná-lo apenas mais um filme clichê, a condução do diretor faz com que a história, mesmo sendo uma comédia-romântica, torne-se palatável. Diria até que saborosa.

Jonas e o Circo sem Lona (Paula Gomes, 2015)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt5109324/
★★★★★★★★★
Sinopse

No fundo de seu quintal, numa casa na periferia de Salvador, Jonas, de 13 anos, mantém um pequeno circo. Ele, que vem de uma família circense, é quem treina seus amigos para apresentar-se num espetáculo, cobrando ingressos baratos das crianças que moram ali por perto. Quando as aulas começam, no entanto, os colegas o abandonam. É cada vez mais difícil para Jonas sustentar seu sonho de pé, especialmente porque sua mãe e sua avó insistem que agora ele também tem que estudar. Ao mesmo tempo, a própria explosão de sua adolescência lhe coloca outros desafios e escolhas.

O documentário da diretora Paula Gomes transborda em uma beleza poética, tornando-o um dos mais belos documentários que já assisti. Através de um circo no fundo de seu quintal, Jonas mantém uma resistência artística dentro de seus círculos: na escola e na família. É um espaço em que pulsa criatividade e esperança.

Resistência feita com um trabalho de formiga, sendo inclusive a metáfora utilizada pela diretora para abrir este filme. Embora sofra diversos prejuízos ao realizar seu sonho, inclusive pensando ter estragado o documentário pelo fim de seu circo, Jonas consegue persistir.

Dizem que uma andorinha só não faz verão. Aqui, infelizmente também parece ser o caso. Ainda assim, essa andorinha ainda faz um belo show.

Eu Sonho em Outro Idioma (Ernesto Contreras, 2016)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt3278224/
★★★★★★✩✩✩✩
Sinopse

Quando uma língua morre, uma visão única do mundo está perdida para sempre.

Por fim, temos o vencedor do prêmio do público na edição de 2017 do Sundance. O filme mexicano traz a premissa de um estudante de linguística que busca realizar um encontro entre os dois últimos falantes de uma língua indígena chamada zikril.

Premissa, essa, que é muito boa. Havia uma potencial muito grande para desenvolver um filme fora da curva, mas o caminho que resolveram trilhar o tornou um filme comum. De certa forma, um clichê melodramático.

--

--

Felipe
cinetorio

what do you mean you forgot the chicken nuggets